[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, participou de uma audiência pública realizada no Ministério Público de Sergipe. O objetivo da reunião foi mostrar à sociedade o que está sendo feito, em âmbito municipal e estadual, no que diz respeito à criança e aos adolescentes.
Participaram da audiência os promotores do Ministério Público, a secretária de Assistência Social do município, Maria da Conceição Vasconcelos, o secretário de Estado da Ação Social e Trabalho, Roberto Góes, o presidente da Fundação Renascer, Daniel Fortes, educadores sociais do projeto Meu Caminho, representantes do SOS Criança, Conselho Tutelar, Conselhos Municipal e Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Durante a reunião, a promotora Euza Missano destacou a importância dessas instituições no sentido de darem uma resposta à sociedade do que está sendo feito em favor das crianças que vivem nas ruas de Aracaju. Segundo ela, muito tem sido feito através da campanha de combate à mendicância e ao trabalho infanto-juvenil, desenvolvido pela PMA em parceria com diversas entidades.
A secretária Maria da Conceição informou aos presentes que na primeira etapa da campanha 208 crianças foram cadastradas, desse total 120 moram na capital e o restante em cidades da grande Aracaju. “Já encaminhamos 43 crianças aos programas sociais da prefeitura, as outras estão recebendo visitas de assistentes sociais da secretaria para avaliar a situação dessas famílias”, diz a secretária.
“No segundo momento da campanha será fundamental a parceria de novos aliados, como o Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e Crea, para fiscalizar a segurança das casas onde vivem as famílias dos menores cadastrados”, afirma a promotora Euza Missano. Para ela, alguns pontos são importantes para o prosseguimento do trabalho: a segurança das casas; a participação do CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas – como empresas de responsabilidade social; e a criação de um grupamento da Polícia Militar especializado e capacitado para trabalhar na capital com crianças e adolescentes.

Continuação

A segunda etapa da campanha de combate à mendicância e ao trabalho infanto-juvenil começa na próxima terça-feira, dia 26, com duas equipes nas ruas, por turno. As equipes são formadas por um assistente social, dois educadores sociais, um conselheiro tutelar, um comissário do Juizado da Infância e da Juventude e um guarda municipal. Durante o dia o plantão de atendimento estará funcionando no Centro Social São João de Deus, no bairro Santo Antônio. No local, serão atendidos os casos mais urgentes e feitos os encaminhamentos necessários.
Hoje, a partir das 22 horas a SMASC estará realizando uma ação especial para cadastrar as pessoas que realmente dormem nas ruas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.