[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O tratamento homeopático é uma alternativa no serviço médico que é oferecido a população aracajuana pela Prefeitura de Aracaju. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de médicos homeopatas pediátricos, que atendem no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), no bairro Siqueira Campos, e também para adultos, no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do conjunto Augusto Franco.

Somente no Cemca existem duas médicas homeopatas que realizam uma média de 141 atendimentos por mês, mas segundo a supervisora Drª Wilda Siqueira, esse número poderia ser bem maior. “O que a gente percebe é que as pessoas ainda não estão bem orientadas, a procura ainda é pequena por conta também do desconhecimento por parte de muitos profissionais quanto ao papel da homeopatia dentro da medicina”, contou.

A médica homeopata Maria Auxiliadora de Carvalho Rodrigues, que há 13 anos atua na rede municipal de saúde, explica a principal diferença do tratamento homeopático em relação ao tratamento alopático, ou convencional. “Em alopatia se trabalha com medicamento químico, já o medicamento homeopático atua no corpo fisicamente, fortalecendo o organismo para que ele possa se conduzir melhor frente à doença”, relatou.

Tratamento homeopático

Na prática, explica a médica, significa cuidar não apenas dos sintomas de uma doença, mas sim cuidar das suas causas estimulando o organismo a reagir contra a enfermidade. “O medicamento é pessoal, indicado de acordo com os sintomas de cada paciente e não agride o organismo como um medicamento químico. Além disso, os pacientes gostam porque o preço dos remédios é mais barato”, informou a Drª Maria Auxiliadora.

No Cemca, ela informa que atende pessoas encaminhadas tanto por colegas médicos, quanto pessoas que buscam o tratamento por conta própria após várias tentativas frustradas com outras formas de cuidado médico. “Vem muita gente por conhecer algum vizinho ou conhecido que utilizou a homeopatia e teve bom resultado. Geralmente, quem busca esse tratamento quer ficar e continuar”, informou, lembrando que existe outro diferencial: tem que haver sempre um acompanhamento para ver se aquele medicamento, que é pessoal, está funcionando.

Para a doutora Maria Auxiliadora, lidar com a Homeopatia foi uma escolha para a vida e para a profissão. “Tenho mais de 20 anos de formada e trabalho com Homeopatia no município desde 1993. Minha opção foi porque não tive as respostas no outro tratamento nem para mim, nem para minha família, nem para os meus pacientes. Além de tratar as doenças existentes em seu corpo, o paciente que opta pelo tratamento homeopático terá um aumento de sua resistência orgânica, isto é, de suas defesas”, completou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.