[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante esses últimos cinco anos, período em que foi implantado o Programa Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem conseguido resultados expressivos nos tratamentos odontológicos da população aracajuana. São resultados visivelmente expressos tanto no rosto das pessoas quantos na expansão da rede, no aumento de equipes de Saúde Bucal, nos investimentos em novos procedimentos e novas tecnologias.

Quando o Programa foi implantado, em 2001, o município de Aracaju apresentava um quadro profissional composto por apenas 21 equipes de Saúde Bucal. Hoje, com a ampliação do Programa, a SMS conseguiu evoluir esse número para 52 equipes. O número de consultórios também aumentou. De 2001 a 2005, o número de consultórios odontológicos aumentou de 35 para 69.

“É preciso trabalhar mais a idéia de prevenção e educação. É preciso alertar a população quanto aos riscos gerados pelo tratamento indevido e os meios de preveni-los”, salienta a coordenadora do Programa, Ianne Pinheiro, ao lembrar que as atividades coletivas representam uma outra importante diretriz do Programa Saúde Bucal. A SMS realiza atividades de prevenção e educação junto às comunidades, como aplicação de flúor e escovação supervisionada.

A redução no número de extrações dentárias reflete a qualificação do serviço. Esta redução é proporcionada mediante o aumento no número de procedimentos mais requisitados, como as restaurações. A modernização da rede também ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento do Programa, proporcionando um atendimento mais confortável tanto para o usuário, quanto para o profissional.

A inclusão de aparelho fotopolimerizador, que permite a execução de restaurações estéticas, e canetas ultrassônicas, que permitem a remoção de tártaro com menos trauma para o usuário e menor esforço físico para o profissional, são exemplos das novas tecnologias que a SMS vem investindo na rede.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona com recursos próprios desde 2002, foi padronizado ao projeto Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, e passou a efetuar, até então de forma inédita para a população, atendimentos especializados em Endodontia (canal), Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial e atendimentos a pacientes com necessidades especiais. Atualmente foram realizados 5.180 atendimentos com esse diagnóstico.

Já a atenção especializada à criança acontece no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (CEMCA), onde são executados, além de procedimentos em Odontopediatria, também atendimentos a crianças e adolescentes com necessidades especiais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.