[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em julho de 2003, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), através do superintendente Bosco Mendonça, solicitou a recuperação e construção de ciclovias por meio de projetos entregues ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Embora ainda estejam aguardando os recursos da instituição financeira, a Prefeitura de Aracaju e a SMTT prosseguem na revitalização e construção de ciclovias em algumas das principais avenidas da capital sergipana. “Apesar de estarmos aguardando os recursos do BNDES, continuamos a trabalhar na melhoria das ciclovias e construção de novas com recursos próprios da prefeitura”, diz Bosco Mendonça.

Com a preocupação de disponibilizar uma estrutura de qualidade aos ciclistas, a prefeitura investe na revitalização da ciclovia da avenida Rio de Janeiro e solicita a construção de novas pistas exclusivas para bicicletas na capital. Entre os projetos em via de concretização estão a construção dos novos espaços para os ciclistas nas avenidas Santa Gleide e Euclides Figueiredo.

“Possuímos projetos para a implantação de novas ciclovias em avenidas e também recuperação das já existentes, como é o caso da localizada na avenida Rio de Janeiro, na qual já estamos trabalhando para a sua revitalização, disponibilizando maior segurança aos usuários”, acrescenta o superintendente da SMTT.

A ciclovia da avenida São Paulo, que oferece total segurança aos usuários, tem agradado os que a utilizam para ir ao trabalho, ou por mera atividade física. “A implantação da ciclovia foi um grande benefício para os ciclistas, principalmente para os que dependem da bicicleta para ir ao trabalho”, diz José Everaldo dos Santos, 41, auxiliar em construção civil.

“Com essa obra ficamos mais seguros quanto aos nossos limites e dos carros também, não ocorrendo acidentes envolvendo motoristas e ciclistas. A prefeitura proporcionou melhor qualidade de vida para os dependentes de transporte rápido e barato como a bicicleta para chegar ao serviço”, acrescenta José Everaldo, seguindo o longo caminho até chegar no local de trabalho.

Dispondo uma extensão de 3km, sendo 1,1km de pista duplicada, a avenida São Paulo possui uma ciclovia de 900m de mão dupla e 2,1m com uma mão. Totalmente sinalizada e dotada de prismos, os quais limitam a pista de veículos da ciclovia, o espaço oferece conforto e segurança a todos.

Para o estudante Bruno dos Santos, 15, que divide o tempo entre a escola e o trabalho junto ao pai em uma oficina, a ciclovia oferece maior segurança e comodidade. “Está bem melhor agora, com um espaço definido, ficamos tranqüilos em relação aos carros. E ainda consigo me distrair um pouco”, declara, partindo em alta velocidade para o estabelecimento comercial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.