PMA intensifica mobilização para as pré-conferências municipais de saúde
Entre os dias 16 e 18 deste mês, cada Unidade de Saúde da Família (USF) fará uma pré-conferência. “Nas pré-conferências serão escolhidos os novos conselheiros locais de cada USF. Como os usuários são alguns dos que compõem os conselhos, o trabalho de sensibilização junto à comunidade é imprescindível”, diz a coordenadora da terceira região da Atenção Básica, Helga Muller.
Sensibilização
A experiência da USF Ávila Nabuco é um exemplo do que representa o trabalho de sensibilização. Lá, os agentes de saúde e demais funcionários estão com um projeto de visitas a domicílio para lembrar os usuários da pré-conferência daquela unidade, que está marcada para o dia 18 de julho.
Segundo a gerente da Ávila Nabuco, Nancy Nunes “com vistas à freqüente prática de se promover a saúde com a parceria da comunidade, a partir de segunda-feira, dia 8, realizaremos um corpo a corpo junto aos cidadãos do conjunto Médice e adjacências”, informa.
A coordenadora Müller ainda afirma que outros tipos de atividades de conscientização e sensibilização estão sendo feitos. “Por meio de apresentações teatrais, vídeos, palestras entre outros, ganhamos o apoio dos usuários e confirmamos a completude e o caráter participativo das pré e Conferência Municipal”, diz.
Controle social
Ferramenta que controla, interfere e fiscaliza as decisões do governo perante a população, o controle social se faz presente por meio das conferências. No caso das pré-conferências locais de saúde, cada unidade junto com a comunidade elegerá o Conselho Local. Esse é formado por usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço.
Do conselho local serão escolhidos delegados a serem representados na Conferência Municipal. Eles são responsáveis por levar os anseios da população no que concerne à saúde pública e discutir o que será feito em termos de melhorias.
“Todo esse processo de conferências acontece de quatro em quatro anos. Da última Conferência Municipal realizada em 2003 herdamos, dentre outras coisas, uma maior perspectiva de entendimento dos anseios da população. A proposta é implementar um sistema que legitima e atende a própria sociedade e o Sistema Único de Saúde (SUS)”, comenta Müller.
Programação das pré-conferências:
Dia 16
USF João Bezerra; Santa Terezinha; Niceu Dantas; Geraldo Magela; Humberto Mourão; Marx de Carvalho; Hugo Gurgel; Fernando Sampaio; Manoel de Souza Pereira; Cândida Alves; Maria do Céu; José Quintiliano da Fonseca; José Augusto Barreto; José Machado de Souza; João Cardoso Nascimento Júnior; Onésimo Pinto; Lauro Dantas Hora.
Dia 17
USF Augusto Franco; Augusto César Leite; Antonio Alves; Elizabeth Pitta; Osvaldo Leite; Celso Daniel; Dona Sinhazinha; Joaldo Barbosa; Adel Nunes; CAIC; Dona Jovem; Porto Dantas; Eunice Barbosa; Anália Pinna; João Oliveira Sobral; Renato Mazze Lucas; Carlos Fernandes de Melo.
Dia 18
USF Ávila Nabuco; Ministro Costa Cavalcante; Irmã Caridade; Madre Tereza de Calcutá; Edézio Vieira de Melo; Amélia Leite; Francisco Fonseca; Carlos Hardman Cortes; Walter Cardoso.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]