[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A expansão do Programa de Coleta Seletiva de Lixo inicia oficialmente às 13 horas desta segunda-feira, dia 1º de abril, com a integração do conjunto Presidente Médici e Jardim Baiano ao programa.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, desde julho de 2001, implantado inicialmente no conjunto Ignácio Barbosa em parceria com a Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – e a colaboração da comunidade. Posteriormente, em novembro de 2001, os conjuntos Jardim Esperança, Beira Mar I e II e Bela Vista passaram a fazer parte da coleta seletiva em Aracaju.
No dia 22 de março, o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, juntamente com a equipe da Assessoria de Planejamento da empresa e representantes da comunidade, esteve reunido na Associação de Moradores do Conjunto Médici e juntos traçaram estratégias para execução do programa na localidade. A expectativa é de que uma tonelada de material reciclável seja recolhida inicialmente.
A reunião definiu o grau de envolvimento de cada uma das partes – Emsurb, Care e comunidade – para a implantação do programa, que possui o lado ambiental, impedindo a contaminação de mananciais, e inclui o lado social, com a retirada de catadores de lixo do aterro sanitário controlado, localizado no bairro Santa Maria, gerando renda para essas famílias através da coleta e separação do lixo reciclável na cooperativa.
Nesta terça-feira, dia 2, uma outra reunião vai acontecer, às 20 horas, na Associação de Moradores do Conjunto Santa Lúcia, com o objetivo definir as estratégias de implantação do Programa de Coleta Seletiva no conjunto. As comunidades dos conjuntos JK e Sol Nascente participaram na última quarta-feira da reunião e vão integrar o programa ainda na primeira quinzena deste mês.
Osvaldo Nascimento ressaltou o compromisso da Emsurb e do prefeito Marcelo Déda em desenvolver trabalhos junto à comunidade no sentido de promover parcerias em benefício da população. “A Coleta Seletiva faz parte de um programa bastante amplo, que incentiva a participação da comunidade nas ações de preservação ambiental. Começamos com os cursos de Educação Ambiental, que são um instrumento de conscientização e multiplicação dos princípios ambientais. Através dos cursos abrimos espaço nas comunidades para o desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar da população e preservação do Meio Ambiente”, explica.
A expansão do programa é importante para consolidar o sistema integrado de limpeza urbana em Aracaju. Para Nascimento, “o objetivo principal do programa é reduzir o volume de resíduos que chegam ao aterro controlado, no bairro Santa Maria”.
No dia 5, a Emsurb vai realizar um seminário de avaliação do programa juntamente com lideranças comunitárias da localidade para levantar os pontos positivos e os pontos negativos observados neste período em que o programa vem sendo desenvolvido. “Vamos discutir os pontos positivos para reforçá-los e os pontos negativos para avaliarmos o que deve ser feito para recuperar a idéia inicial do Programa de Coleta Seletiva de Lixo, que é o de incentivar a participação da população no processo de preservação ambiental e também a retirada de pessoas do trabalho insalubre na lixeira da Terra Dura”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.