[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os cuidados com a saúde dos aracajuanos e turistas estarão garantidos no Forró Caju 2006. Para isso, já está em andamento a colocação da estrutura do mini-hospital que será montado vizinho ao palco principal, como ocorre todos os anos. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) estará presente para garantir assistência e atendimento sistematizado em casos de urgência e emergência para milhares de foliões, através de uma equipe especializada em suporte avançado à vida.

Estruturado com uma Central de Estabilização Médica, um mini-hospital e mais três unidades móveis, sendo uma de suporte avançado para os casos que demandarem emergência e risco iminente de vida, o Serviço estará atuando durante os 14 dias de festa com a participação de 35 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, coordenadores e condutores de veículos. A equipe estará no posto a partir das 18 horas, em conjunto com outras secretarias. Para a coordenadora de Enfermagem do Samu, Conceição Costa, a realização profissional dos funcionários do Samu é fazer com que o folião volte tranqüilo para casa.

A coordenadora Conceição Costa informa que a população aracajuana não precisa se preocupar quanto ao atendimento normal, já que não será alterado o atendimento na capital. “Estarão em funcionamento normal duas UTI´s, seis Unidades Móveis Básicas e uma ambulância da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de convênio com a PMA”, garantiu Conceição, acrescentando que durante as noites de festa a média de 95% dos atendimentos são de pequenas e médias urgências, geralmente por causa de alcoolismo, torcicolos e desmaios.

Dividido em blocos, o posto de atendimento funciona com a sala de acolhimento (sala verde) com equipe específica e profissionais capacitados, sala de estabilização (sala vermelha) que conta com uma mini UTI, com dois leitos e capacidade para realizar procedimentos de alta complexidade, objetivando o salvamento de vidas, através de aparelhos de última geração, desde o desfibrilador externo automático até equipamentos para procedimentos cirúrgicos e uma equipe altamente capacitada para os 14 dias. E ainda tem a sala amarela, com dez leitos, destinada ao atendimento e medicação aos pacientes.

Por meio do Samu, a Prefeitura de Aracaju estará disponibilizando essa Central de Estabilização médica, que funcionará através de uma demanda com fluxo totalmente regulado, estratificando os riscos e priorizando os pacientes com necessidades mais graves. O mini-hospital também será composto de sala de repouso, almoxarifado, farmácia e sala de procedimentos invasivos. Anexo ao hospital, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada com UTI, duas Unidades de Suporte Básico (USB) e mais um carro rápido garantirão o transporte de pacientes até os Prontos Socorros municipais, que estarão preparados para acolher aqueles que precisarem ser removidos.

Além do Samu, as unidades de urgência e emergência da Prefeitura de Aracaju também estarão prontas para acolher os casos que demandarem alguma remoção. No PS Des. Fernando Franco, localizado no bairro Augusto Franco, uma equipe composta por dois clínicos, um pediatra, enfermeiro e mais cinco auxiliares de enfermagem estará pronta para prestar assistência aos pacientes encaminhados pelo Samu. Já no PS Nestor Piva, localizado na zona norte da capital, uma outra equipe composta por mais três clínicos e um cirurgião, além de um enfermeiro e mais dez auxiliares e técnicos de enfermagem, também estará pronta para acolher as remoções realizadas pelo serviço.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.