[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju é uma das cinco cidades brasileiras selecionadas no âmbito nacional para firmar parceria na implantação da rede de atenção à criança e ao adolescente com a Fundação Telefônica. Na sexta-feira, dia 25, aconteceu o workshop Rede Cidade Criança realizado no auditório da Sociedade Semear com a presença do prefeito Marcelo Déda, da secretária do município Conceição Vieira, de Assistência Social e Cidadania, do presidente da Fundação, Sérgio Mindlim, e do consultor Elvis César Bonassa, presidente da Kairós, empresa paulista contratada pela Prefeitura de Aracaju para apresentar o diagnóstico da realidade social das crianças e adolescentes que vivem em situação de risco no município de Aracaju, feito com base em visitas e entrevistas.
Segundo informações do presidente da Fundação, 65 projetos foram inscritos, mas apenas cinco foram selecionados, entre os quais o projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O projeto ganhou vida e o convênio, no valor de R$ 156.100,00 para aquisição de 36 computadores, 15 computadores foram adquiridos pelas entidades parceiras da Rede Cidade Criança. “Foi um vestibular apertadinho”, brincou Mindlim. “Nós criamos um processo de fazer uma chamada de projetos e daí se faz uma seleção e chama os finalistas para um seminário de elaboração e gestão de projetos na área social”, explicou. “No ano passado, 65 projetos se inscreveram e apenas cinco foram selecionados, dentre os quais o Projeto Criança Cidadã da Prefeitura de Aracaju”, disse o presidente da Fundação Telefônica.
Durante o workshop foi sorteado o primeiro computador entre instituições filantrópicas que trabalham em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju e estavam presentes no evento. O Centro de Integração Raio de Sol, mais conhecido como Rosa Azul, saiu vitoriosa e recebeu o primeiro computador do convênio. A Rosa Azul, presidida por Carolyn Carvalho, atende a 250 portadores de necessidades especiais e a 200 crianças carentes em Aracaju.
O prefeito Marcelo Déda ficou satisfeito com os entendimentos com a Fundação Telefônica entendendo que toda parceria é vital para a sociedade. “A Prefeitura de Aracaju se sente honrada em firmar essa parceria com a Fundação Telefônica, pois ela é vital e a sua presença na Rede Cidade Criança. É a construção de instrumentos que ampliam as ações. Vem permitir, que além das 40 instituições que participam da Rede, se incluam outras”, afirmou Marcelo Déda.
O prefeito ressaltou que o alvo para o progresso social é a criança e o adolescente. “Nunca se houve um muro tão grande entre pobres e ricos, mas temos também razões para acreditar, para ter esperança, pois a batalha não está definida e ela só será definida no rumo do progresso social se a gente entender que a criança e o adolescente deve ser o alvo”, observa o prefeito.

IDCA PARA ARACAJU
O workshop aconteceu no auditório da Sociedade Semear com a presença de representantes de organizações governamentais e não-governamentais. Na abertura do evento foi apresentado um vídeo explicativo sobre o Projeto Criança Cidadã, que já está atendendo a 230 crianças e adolescentes. E, para mostrar o resultado da participação dos adolescentes em oficinas de formação artística no projeto, um grupo musical formado por crianças e adolescentes assistidos pela Rede Cidade Criança se apresentou.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira, depois de cumprimentar os presentes definiu o que é a Rede Cidade Criança. “A rede diz respeito a uma complementaridade de ações para a política pública a fim de diminuir as desigualdades sociais. A rede é viva e deve ter emoção, parceiros e realização”, explicou Conceição. “É importante que as entidades parceiras da prefeitura não só recebam os recursos, mas também possam ser protagonistas das ações desenvolvidas em benefício da comunidade carente. É importante que as ONGs discutam a política da assistência com a Secretaria e os Conselhos”, orienta a secretária.
Conceição informa que outras atividades serão realizadas pela Secretaria de Assistência Social e que a Rede Cidade Criança já passa por mudanças. “Nesse momento nós estamos mais fortalecidos, pois temos no âmbito federal uma ministra comprometida em tornar a política da Assistência realmente uma política de direito. Então, a rede tem o comprometimento também de levar esse paradigma novo”, afirmou Conceição.
E, encerrando o evento, foi apresentado o diagnóstico da Rede Cidade Criança feito pelo consultor Elvis César Bonassa, que identificou as condições em que vivem as crianças e adolescentes de Aracaju.
Durante o workshop foi lançado, de forma inédita no país, o Índice de Desenvolvimento da Criança e Adolescentes – IDCA – um mecanismo de análise criado com os mesmos critérios do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – da Organização das Nações Unidas, e do IDI – Índice de Desenvolvimento da Infância – da Unicef, um mecanismo que servirá para analisar as condições de vida das crianças e adolescentes que residem na capital sergipana. “A originalidade do IDCA é que vamos trabalhar com os dados estatísticos do próprio município observando fatores além do econômico, como o índice de analfabetismo, a coleta de lixo, os serviços urbanos, enfim particularidades que fazem a diferença”, considera a secretária Conceição Vieira.
Na mesa estavam presentes o prefeito Marcelo Déda, o vice Edvaldo Nogueira, o presidente da Fundação Telefônica, Sérgio Mindlim, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lenice Santos, a vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente Maria Lucinda de Melo, e o presidente da consultoria paulista Kairós.
Para a realização do evento, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania contou com a Fundação Telefônica, com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, e com o CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.