[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após um intenso trabalho realizado junto aos diversos estabelecimentos de ensino da capital sergipana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte Trânsito (SMTT), está próxima de concluir a entrega dos cartões da bilhetagem eletrônica. Ao todo serão contemplados cerca de 100 mil estudantes. Lançada este ano pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a novidade está modernizando o sistema de transporte público do município.

De acordo com superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, a pequena quantidade de cartões que ainda não foram entregues corresponde a eventualidades que surgem inevitavelmente em uma mudança tão significativa. "São imprevistos como erros na gráfica ou falhas no cadastro, mas o importante é que quase todos os cartões já estão prontos, só restando um resíduo", afirma.

Segundo o coordenador de passe escolar da SMTT, José Augusto Machado, há uma preocupação da PMA no sentido de não prejudicar os estudantes, que por um motivo ou outro não estão tendo acesso aos seus cartões eletrônicos. "Se for comprovado que sua nova carteira não foi confeccionada, nós damos um prazo ao estudante, durante o qual iremos providenciar o documento, e enquanto isso ele poderá comprar uma quantidade limitada de passe escolar para não tomar prejuízo", explica.

O trabalho de distribuição dos documentos em escolas e universidades já foi concluído, no entanto, como é comum alguns alunos não estarem presentes nos dias de entrega, a SMTT está disponibilizando as carteiras pendentes no Setor de Atendimento ao Estudante, situado à rua Santo Amaro 40, salas 6 e 8, próximo a Catedral. Lá ainda aguardam por seus respectivos donos algo em torno de 15 mil cartões.

Novo cenário

Prova de que os cartões já estão em mãos de grande parte dos estudantes está no número de passes escolares utilizados recentemente. Dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), que é o órgão responsável por operar o novo sistema, apontam para uma redução de 40% na utilização do passe de papel se comparado este mês, até o momento, com o mesmo período de setembro.

Ainda segundo os mesmos números, 95% de todas as passagens adquiridas em novembro foram através dos cartões eletrônicos nos 21 pontos de recarga espalhados por toda a capital e Grande Aracaju. Sendo assim, o antigo método do passe escolar não representa mais do que 5% da vendagem atual.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.