[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Garantir a geração de emprego e renda para as comunidades dos bairros Coroa do Meio e Porto D’anta. Com esse objetivo, a Prefeitura de Aracaju inaugurou ontem, dia 05, duas unidades produtivas, uma em cada comunidade. A ação é coordenada pela Fundat – Fundação Municipal do Trabalho. Estiveram presentes nas solenidades, a presidente da fundação, Conceição Vieira, o vereador Magal da Pastoral, líder do prefeito na Câmara de Vereadores; os secretários Pedro Lopes(Chefia de Gabinete), Mônica Maciel(Controle Interno), Osvaldo Nascimento(Emsurb), Sílvio Santos(Orçamento Participativo), Cristian Góes (Comunicação), Oliveira Júnior(Recursos Humanos), Ana Lúcia (Educação), Nilson Lima (Finanças) e Lúcia Falcon (Planejamento).
A unidade da Coroa do Meio já estava funcionando desde o mês de junho, quando foi iniciado um curso de corte e costura para 55 mulheres residentes no bairro. Hoje, graças a esse trabalho, a realidade é bem diferente. Qualificadas profissionalmente, 26 formaram uma cooperativa para expandir e profissionalizar a produção que já alcançou 3.500 peças em apenas três meses. “Toda a renda serve para investir na cooperativa, como também é utilizada para complementar a renda familiar”, explica a professora de corte e costura, Denise Nascimento.
Através de um convênio interno com a prefeitura, as costureiras já produziram fardamentos para a Guarda Municipal, Empresa Municipal de Serviços Urbanos e para a própria Fundat através do projeto Freguesia, responsável pela uniformização dos vendedores da Orla de Atalaia.
“No início da administração esse local era um galpão abandonado e sem utilidade. Hoje, graças à parceria com a comunidade, adquirimos equipamentos, máquinas de costura e silk screen, transformando mulheres desempregadas em pequenas empresárias”, explica a presidente da Fundat, Conceição Vieira.
Falando em nome das mulheres da Coroa do Meio, a presidente eleita da cooperativa, Maria Gorete Gomes Bezerra, elogiou a ação da prefeitura em benefício da comunidade. “A criação desse galpão, que culmina com a implantação da cooperativa, nos dá oportunidade para que possamos gerar uma nova fonte de renda para as nossas famílias”, disse.
Outra boa notícia dada pela presidente da Fundat foi a assinatura de um contrato com a empresa Flora para a produção de mil uniformes. “Isso prova o sucesso desse empreendimento”, resume.
O prefeito Marcelo Déda ressaltou que o desemprego tem sido considerado hoje como um dos principais males do país, incluindo Sergipe e Aracaju. “Nós sabemos que a prefeitura não tem como resolver a questão do desemprego, mas não ficamos de braços cruzados diante do problema e transformamos a Fundação do Trabalho numa das mais importantes agências dessa administração”, afirmou. De acordo com Déda, mesmo dotada de poucos recursos, a Fundat recuperou seu brilho e transformou-se em um órgão eficiente, coordenando inúmeros projetos, desde a construção de casas até a qualificação dos vendedores ambulantes.

PORTO D’ANTA
Após a inauguração na Coroa do Meio, o prefeito de Aracaju entregou à comunidade do Porto D’anta a reconstrução e ampliação do Centro Comunitário Berenice Campos. No local foram investidos em recursos próprios cerca de R$ 15 mil. “O nosso objetivo é iniciar com o curso de corte e costura integrando as mães das crianças matriculadas na creche e na escola”, explica Conceição Vieira. O objetivo da Fundat é realizar o mesmo trabalho desenvolvido na Coroa do Meio.
“Nós estamos vendo aqui o cumprimento de uma das promessas do prefeito Marcelo Déda. A comunidade está feliz e bastante satisfeita com esse trabalho”, agradeceu o presidente da Associação dos Moradores, Roque dos Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.