[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o último dia 23 de fevereiro, a Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde, – vem distribuindo medicamentos nas unidades de saúde de Aracaju. A distribuição de medicamentos prossegue até o dia 10 de março.
Segundo o gerente de suprimentos, Pádua Pombo, a entrega do material se estendeu para mais uma semana devido ao processo de compra de medicamentos feito pela secretaria. “Graças ao novo sistema de estoque, pela primeira vez em toda a história, a SMS pode programar as suas compras, principalmente remédios, com uma margem de 80% de acerto”, explica.
“Através do sistema de controle, a população pode ter certeza de que os remédios não irão faltar. Outro ponto positivo é que a SMS só irá comprar aquilo que for realmente utilizado. Dessa forma, evitamos o desperdício e o gasto desnecessário do dinheiro público”, garante Pádua Pombo.
São 190 itens disponibilizados para a sociedade. Todos esses medicamentos foram escolhidos através de uma comissão formada por médicos, enfermeiros e dentistas que trabalham nas unidades de saúde do município.
A padronização dos remédios atende praticamente 100% das necessidades da população. Entretanto, se um médico da secretaria quiser incluir algum item na lista deve encaminhar seu pedido para a comissão estudar a viabilidade da compra.
A Secretaria de Saúde criou também o disk-remédio. Através do número 3179-1042 os funcionários das unidades solicitaram os itens que acabaram antes do prazo previsto. Em, no máximo 24 horas, o material será reposto.
A melhora da distribuição pode ser sentida na prática. A diretora do Centro de Saúde Dona Sinhazinha, Alice Amaral, não tem nenhum problema para repor seu estoque. “Geralmente faço o pedido em um dia e, logo na manhã seguinte já recebo o material solicitado. As poucas vezes que houve demora foi decorrência do fornecedor que não tinha entregue o produto na secretaria”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.