PMA e Câmara pretendem ampliar o acesso à legislação municipal
Foi reconhecido o interesse comum de ambos os poderes – Executivo e Legislativo – na ampliação do acesso da população ao teor da legislação municipal, que, como frisou o próprio presidente da Câmara, Sérgio Goes, “atende a um interesse de preservação de um patrimônio histórico, construído ao longo de anos de trabalho parlamentar”. Oliveira Júnior propôs aos vereadores o encaminhamento das ações em discussão conjunta com a Secretaria de Governo, inclusive após apreciação pelo prefeito Marcelo Déda. Desta forma, poderá ser formulado um convênio entre as duas entidades no qual fiquem ajustadas as condições para a recuperação e manutenção do acervo legislativo.
Processo
A digitalização de documentos impressos em papel consiste em capturar a imagem através de um equipamento chamado scanner e tratá-la através de um software reconhecedor de caracteres. Dessa forma, mesmo sem a redigitação do texto, obtém-se um arquivo em formato digital que precisará apenas ser eventualmente corrigido e convertido para o formato adequado a um banco de dados. O resultado desse trabalho pode ser disponibilizado na Internet com um mecanismo de pesquisa que favorece a consulta imediata por qualquer cidadão interessado em conhecer o teor da legislação municipal.
A prefeitura se encontra hoje em estágio avançado na utilização da informática e poderá, através do seu site na Internet ou mesmo da sua Intranet, proporcionar a tecnologia necessária para definir os serviços de recuperação do acervo e de manutenção das informações atualizadas.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PMA e Câmara pretendem ampliar o acesso à legislação municipal – Agência Aracaju de Notícias