PMA dá continuidade aos serviços de infra-estrutura de ruas da Atalaia
Segundo o engenheiro fiscal da Emurb, Luiz Gomes da Cunha, a infra-estrutura de drenagem (galerias e tubos) está bastante adiantada, contando com 75% de execução concluída. “A obra apresentou algumas dificuldades devido ao lençol freático (água subterrânea) ser muito alto. Mesmo no verão, isso já dificulta o serviço de galeria e drenagem, mas no inverno impossibilita”, informou.
O lençol freático tende a acompanhar o modelado topográfico e oscila, ao longo do ano, sendo rebaixado pelo escoamento ou elevado com a incorporação de água infiltrada da chuva. Durante a manhã de hoje, quinta-feira, o mestre de obras Orlando Monteiro da SPR Construtora, empresa contratada pela Emurb, confirmou as dificuldades encontradas na operacionalização.
“Nós concluímos ontem as galerias num trecho da rua (Bezerra de Menezes) e nesse cruzamento começamos hoje com a previsão de terminar até amanhã, porque aqui é complicado por haver muita água. E assim que terminar, partimos para a outra rua”, contou. Além disso, em diversos pontos foi preciso uma adaptação na obra para preservar a tubulação de água existente.
O serviço de terraplanagem foi iniciado, mas com a chuva foi logo interrompido, pois, conforme explicou o engenheiro, é impraticável com esse clima. “Em agosto, se o tempo colaborar, nós retomaremos e retornando será um serviço rápido”, explicou o engenheiro, lembrando que em seguida a essa etapa vem a pavimentação asfáltica, tão aguardada pelos moradores locais .
Nessa primeira etapa estão sendo contempladas as ruas Atalaia, Cônego José Felix e Bezerra de Menezes, nos trechos entre a avenida Santos Dumont e Aloísio Campos. Também receberão os serviços as ruas Gervásio de Araújo Souza, José Figueiredo Albuquerque, Oceânica, Mário Jorge, Euclides Góes, Poeta José Sales Campos e Humberto Rezende Góes, nos trechos entre as ruas Atalaia e Bezerra de Menezes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PMA dá continuidade aos serviços de infraestrutura de ruas da Atalaia – Fotos: Wellington Barreto