[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Galeria de Artes Álvaro Santos ficou pequena para o grande número de artistas, intelectuais e convidados que compareceram, na noite de quarta-feira, dia 04, para comemorar o 35º aniversário desse importante espaço de divulgação da cultura sergipana. Fundada em 1966, e atualmente mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Cultural Cidade de Aracaju –, a Galeria é uma das principais referências para artistas não só de Sergipe, mas também de todo o País, divulgarem seus trabalhos. Na oportunidade, o prefeito Marcelo Déda empossou o professor José Paulino da Silva no cargo de coordenador de Difusão e Intercâmbio Cultural da Funcaju.
Além do prefeito, estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, o presidente da Funcaju, Francisco dos Santos, diversos secretários municipais, Cristian Góes (Comunicação), José de Oliveira Júnior (Recursos Humanos), Nilson Lima ( Finanças), Conceição Vieira (Fundação do Trabalho), o vereador Magal da Pastoral (PT), líder do prefeito na Câmara, além de diversos artistas e convidados.
“Nos últimos nove meses em que assumimos administrativamente a Galeria, percebemos que ela não é apenas um espaço em que os artistas plásticos podem expor seus trabalhos. Semanalmente realizamos debates, como o Arte em Debate, cursos em todas as áreas, como de Fotografia e História da Arte. Devolvemos à Galeria a sua função maior que é a de incentivadora da cultura em nosso Estado e lutamos, dia após dia para fortalecer a identidade cultural do povo sergipano”, afirmou o diretor da Álvaro Santos, Antônio Cruz.
Durante a festa, foram entregues os certificados aos participantes do 11º Salão dos Novos, um evento que visa revelar novos artistas de Sergipe nas diversas áreas.O prefeito Marcelo Déda entregou o certificado a dois participantes. “Fico muito feliz, sobretudo, porque as políticas para a cultura no município começam a ganhar novos rumos. Com incentivos, concursos e muitas exposições, Aracaju vai dar um passo à frente e se firmar como um pólo cultural de destaque no País”, garantiu a artista plástica Francisca Freitas Santos, que recebeu o certificado de 1º lugar do prefeito Marcelo Déda.
O novo coordenador de Difusão e Intercâmbio Cultural da Funcaju, o professor José Paulino da Silva, tem como prioridades coordenar as atividades da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, da Escola Municipal de Artes da Funcaju e da própria Galeria Álvaro Santos. “Meu maior objetivo não é só poder oferecer condições para que as artes se desenvolvam no município. É ajudar a desenvolver políticas culturais para ampliar e estender os serviços a toda a população. A Arte não pode ficar restrita a um grupo”, afirmou.
O prefeito Marcelo Déda também destacou o importante papel histórico que a Galeria desempenhou durante os 35 anos de existência. “Este monumento é um marco histórico para a formação da identidade cultural de Sergipe. Foi palco dos principais eventos artísticos de Aracaju, na pintura, na escultura, no cinema e na literatura”, afirmou Déda, ao relembrar grandes intelectuais sergipanos que iniciaram a carreira expondo na Álvaro Santos, como Mário Jorge, na poesia, e o próprio Álvaro Santos, na pintura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.