[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando promover e melhorar a qualidade de vida do cidadão aracajuano, implantou em Aracaju a Academia da Cidade, que hoje já conta com 17 pólos espalhados pelos bairros da capital, atendendo 2000 pessoas. O programa, que combate o sedentarismo, trabalha vinculado às Unidades de Saúde do município, de onde vem a maior demanda de pessoas que são encaminhadas para participar da Academia da Cidade.

O programa Academia da Cidade conta também com a parceria da Universidade Federal de Sergipe, através do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física (Nupafise), que operacionaliza o programa escolhendo os professores e os protocolos de avaliação física. “O Nupafise faz a tabulação dos dados e dos impactos causados nas comunidades assistidas”, comenta o gestor do programa da PMA, Valter Filho.

Segundo Valter, cada pólo tem a sua própria programação onde nove equipes trabalham em dias alternados.“Cada equipe atende dois pólos e existe uma equipe fixa no bairro 13 de Julho que atende a população de segunda a sábado”. Ressalta ainda que os pólos funcionam das 5:30h as 8:30h e cada equipe é formada por um professor de educação física, um professor avaliador e quatro estagiários de educação física.

No Brasil, apenas a cidade de Aracaju e Recife adotaram o programa Academia da Cidade. “A capital sergipana, hoje, tem o dobro dos pólos de Recife, porque nós estamos presentes em vários locais ao mesmo tempo levando o serviço à comunidade, o que não acontece na capital pernambucana, que trabalha apenas com pólos fixos”, esclarece.“A nossa idéia aqui em Aracaju é de manter o padrão, porque as solicitações são grandes e muitas pessoas diminuíram consideravelmente as doses diárias de remédios. Houve também uma mudança na composição corporal dos participantes, uma verdadeira mudança de vida”, declara Valter Filho.

O gestor do programa lembra, ainda, que para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Academia da Cidade foi um grande avanço para a política de prevenção de doenças, onde ocorre uma diminuição nas filas dos postos de saúde melhorando a qualidade de vida dos envolvidos. “O programa, além de tirar as pessoas do sedentarismo através das atividades físicas com orientação, também trata da redução dos danos causados a saúde por maus hábitos”, garante Valter.

Pólo Inácio Barbosa

De acordo com o professor Hermann Pedrosa, a Academia da Cidade é um dos grandes programas de saúde pública por tratar dos aspectos primários dos problemas relacionados à saúde. “O pólo do Inácio Barbosa atende hoje 60 pessoas da comunidade. Nós constatamos uma grande mudança de hábito na vida dessas pessoas que participam do programa Academia da Cidade”, informa Hermann. Ele ressaltou ainda os aspectos da socialização que a Academia proporciona nas atividades de lazer como passeios ecológicos em praias e serras e dos aspectos de controle da pressão, glicemia e dores articuladas que são avaliados periodicamente.

Hermann diz que as atividades físicas aplicadas são trabalhos voltados para o ganho de tônus muscular, melhoria da capacidade aeróbica e flexibilidade. A estagiária em educação física, Isabelle Correia, fala que somente depois que começou o trabalho na Academia da Cidade, percebeu que poderia atuar nessa área. “Eu me encontrei dentro da Educação Física a partir do momento que comecei a trabalhar aqui no projeto. Antes, eu achava complicado trabalhar diretamente com a população, mas o que percebo nesses quase três anos é que existe um dinamismo muito grande e um interesse enorme por parte dos participantes. A academia da Cidade é muito importante na vida dessas pessoas e é muito gratificante fazer parte desse programa, disse Isabelle.

Qualidade de Vida

Ana Maria Muffareg Silva, 67, participa da Academia da Cidade há oito meses no pólo do bairro Inácio Barbosa. Para ela, a oportunidade que a Prefeitura de Aracaju está dando, mudou a sua vida. “Eu caminhava e via as pessoas participando da Academia. Acabei me entusiasmando e hoje estou aqui com a minha pressão controlada, com a minha diabetes controlada e sem sentir as dores da tendinite que eu tinha no braço”, declara a participante. “Minha pressão, antes, era 22:10, hoje está em 15:8, e a minha glicemia, antes era 260 mmHg, hoje está em 90mmHg. Me sinto outra pessoa, estou muito feliz e a prefeitura está de parabéns”, fala Ana Maria.

“Eu sofri um acidente e tive traumatismo craniano encefálico (TCE), fiquei 15 dias em coma, passei por várias sessões de fisioterapia, mas eu não conseguia caminhar e nem falar. Depois que eu entrei na Academia da Cidade voltei a falar, a andar e a minha diabetes e a minha hipertensão estão controladas. Hoje tenho a minha vida de volta e isso eu devo à interatividade que a Academia da Cidade proporciona a mim e a todos que aqui participam”, declara Sandoval Emídio.

Para Dora Ruas, 57, aluna da Academia da Cidade há mais de um ano, as atividades físicas lhe proporcionaram uma melhor qualidade de vida. “Eu estou passando pelo processo da menopausa e isso me acarretou vários problemas, e a depressão foi um deles. Minha vida mudou e melhorou a partir do momento que eu comecei a participar da Academia da Cidade”, diz. “Mudei a minha alimentação, conheci outras pessoas e pude trocar experiências de vida. A Academia, pra mim, é um sonho e eu divulgo para quem eu puder. A Prefeitura de Aracaju está realizando um grande trabalho onde os frutos são totalmente positivos”, afirma Dora.

Onde encontrar a Academia da Cidade

O programa Academia da Cidade completa agora no mês de maio 3 anos de existência. As pessoas interessadas em participar da Academia da Cidade podem procurar os pólos nos bairros ou entrar em contato pelos telefones: 9954-4758, 8807-0814, 88144513. Confira agora os horários e os locais de funcionamento da Academia da Cidade:

Segunda/Quarta/Sexta

Orlando Dantas: Av. Gasoduto./Salão da Igreja**
Inácio Barbosa: Praça onde fica o Bar do Cajueiro
Sol Nascente: Pça Atanásio do Nascimento ,quadra ao lado da Igreja Católica
Bairro América: Pça Franklin Roosevelet
Avenida Visconde de Maracaju: Calçadão **
Médice: Pça Nivaldo Menezes***

Terça/Quinta/Sábado
Augusto Franco – Praça Jornalista Orlando Dantas**
Castelo Branco- Quadra de Esportes Av. Tancredo Neves*
13 de julho – Calçadão (Posto Costa Pinto)
Bairro Industrial-Orla (Quadra de Esportes)
Siqueira Campos – Praça Dom José Tomás
Santos Dumont – Praça Ulisses Guimarães
Santa Maria – Área externa da Igreja Católica

Horários: 5h30 às 8h30
* 6 às 9 h
** 5 às 8 h
*** 16h30 às 19 h[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.