[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante reunião no Ministério Público, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 07, a Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, apresentou os objetivos e primeiros resultados do projeto Meu Caminho. O evento teve como meta reunir autoridades ligadas à problemática do menor em Aracaju para discutir as questões de crianças e adolescentes que vivem nas ruas. As entidades presentes puderam apresentar sugestões de alternativas para melhoria das condições de vida dessa parcela da população.
Antes da apresentação do projeto Meu Caminho, a secretária municipal de assistência social, Maria da Conceição Vasconcelos, reafirmou a proposta da atual gestão em priorizar a criança. Segundo a secretária, o projeto Rede Cidade Criança, lançado neste governo, reflete a importância da união de todos os organismos que defendem as crianças e os adolescentes. “Somente de mãos dadas iremos construir o melhor para eles”, afirma Maria da Conceição.
O Meu Caminho é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de atender crianças e adolescentes em trajetória de rua. Em sua primeira fase foi realizado um mapeamento nos principais pontos da cidade com concentração de menores. Educadores sociais distribuídos em sete áreas de atuação realizaram esse primeiro contato. Segundo a secretária, uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores sociais foi a rejeição dos menores e suas famílias por programas sociais. “Em média cada criança leva para casa, diariamente, a quantia de dez reais. Dessa forma é difícil convencer os pais da importância de as crianças permanecerem nas escolas para participar dos projetos sociais”, diz a secretaria.
Num segundo momento está sendo realizado um diagnóstico social com as estatísticas obtidas na primeira fase do projeto, para a construção de um banco de dados. A partir daí a Secretaria de Assistência Social poderá saber as reais condições de vida desse segmento para promover as ações necessárias.
Na oportunidade, a auditora fiscal da Receita Federal, Simone Melo, fez a divulgação entre os presentes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Fundo é o instrumento de captação de recursos para a promoção de ações que beneficie e faça cumprir os direitos dessa parcela da população.
A promotora de Justiça, Euza Missano, destacou que, apesar de ser um processo lento e gradativo, a retirada das crianças das ruas e o seu encaminhamento aos Conselhos Tutelares deve ser um processo em que todos devem caminhar juntos. Estiveram presente à reunião a secretária municipal de educação, Ana Lúcia Menezes, o representante da Unicef, Rui Pavan, da Missão Criança, Eliane Aquino, além de integrantes da Câmara Municipal de Vereadores, Poder Judiciário, SOS Criança, CDL e Polícia Militar, dentre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.