[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o dia de ontem, 24, o bairro Santa Maria foi palco de diversas atividades esportivas, artísticas e culturais, com um dia dedicado totalmente ao lazer. Foi desta forma que a comunidade, interagindo com a rádio comunitária FM Popular, em mais um ano do projeto ‘Arte e Cidadania’, teve a oportunidade de participar e assistir a competições esportivas, shows musicais e apresentação de grupos de teatro e dança.

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o Samu, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) apoiaram e deram suporte ao evento. A banda marcial do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe também participou acompanhando o desfile cívico.

O projeto “Arte e Cidadania” existe desde 1998, e tem por finalidade incentivar a comunidade para a prática esportiva e cultural. As atividades foram iniciadas às 8 horas, com competições de futsal e atletismo, em seguida, às 9h30, aconteceram as disputas das 24 equipes de futebol, nos campos do Arrozal, Vera Cruz, São Jorge e Arena.

Ainda pela manhã, aconteceram as apresentações da capoeira de angola e artes marciais, na EMEF Laonte Gama. A cidadania também esteve presente em mais uma edição do projeto, com consultas de populares aos artigos 5º e 6º da Constituição Federal.

No período da tarde, os moradores assistiram a tradicional cavalgada e ao passeio ciclístico com bicicletas coloridas e enfeitadas. Este ano, o projeto “Arte e Cidadania” tem um motivo a mais para comemorar: além da presença de crianças com necessidades especiais do Rosa Azul, alguns de seus atletas de artes marciais (judô e capoeira de angola e regional) vão participar do Panamericano em 2007.

De acordo com o diretor da rádio comunitária, Djenal Alves dos Santos, o projeto tem por objetivo mostrar à comunidade a produção local, tanto artística como esportivo do bairro. “Temos grandes talentos, o que falta é patrocínio, por isso, estamos buscando parcerias com os órgãos, além disso, nossos espaços não têm infra-estrutura adequada, e muitas vezes, estão fechados à noite, horário em que os jovens têm para treinar”, comenta.

Para o jogador do Benfica Esporte Clube, Denisson Souza Costa, o campeonato é uma forma de reencontrar os amigos, jogar conversa fora, uma tarde de descontração. “O importante não é a disputa, mas a oportunidade de estarmos juntos. Participo do projeto desde o início, todos se divertem”, acrescenta.

A programação foi encerrada à noite com a presença de um mini trio, no Conjunto Padre Pedro, a partir das 18 horas. Em seguida, houve culto ecumênico, bingo, e à noite um show musical do grupo Revolução do Reggae, do bairro Santos Dumont.

A Associação Comunitária FM Popular fica à situada a Rua B, nº 360 – Conjunto Valadares, bairro Santa Maria. Tele (79) 9193-1107.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.