[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O comandante geral da Polícia Militar, coronel José Péricles Menezes de Oliveira, e o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reuniram na tarde desta segunda-feira, 5, no auditório do Quartel do Comando Geral, para discutir com os policiais militares os últimos detalhes da Operação Dengue, que acontece na próxima quarta-feira, 7, em sete municípios sergipanos.

O evento contou com a presença dos comandantes e subcomandantes dos Batalhões e Companhias da PM, bem como representantes do Corpo de Bombeiros Militares, Petrobras e secretários de saúde dos municípios que serão contemplados com a ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A iniciativa acontece nas cidades de Itabaiana, Carira, Aquidabã, Laranjeiras, Tobias Barreto, Feira Nova e Tomar do Geru e prevê o emprego de 1.770 policiais militares, 120 bombeiros, agentes de saúde e profissionais contratados pela Petrobras. O efetivo se deslocará em 58 ônibus, saindo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Aracaju, em direção aos municípios do interior.

De acordo com o comandante geral, os oficiais militares serão responsáveis pela coordenação das equipes que vão distribuir panfletos e cartilhas educativas, identificar criadouros do mosquito nas residências e prédios abandonados e dar suporte ao trabalho dos agentes de saúde. "Todo o contingente de oficiais e praças estará empenhado nos dois turnos, para que a operação aconteça de forma tranqüila e eficaz nos municípios sergipanos", garantiu Péricles.

O comandante ressaltou ainda a importância da parceria com a Secretaria de Saúde e a Petrobras, responsável por garantir o transporte, a alimentação do efetivo e todo o aparato logístico durante a mobilização. "Mais uma vez, estamos irmanados, abraçados, numa operação em benefício à vida e visando ao resgate de cidadania e do bem estar da comunidade. Isto é motivo de orgulho para a Polícia Militar de Sergipe", declarou.

O secretário Rogério Carvalho destacou, na oportunidade, que a soma dos esforços entre PM, secretarias de Saúde e Petrobras tem como objetivo destruir os criadouros para vencer a guerra contra o mosquito da dengue. "Para retomar o controle da epidemia, é preciso reconhecer que nós perdemos a primeira batalha contra o mosquito", falou o secretário.

"Existem algumas variáveis independentes da vontade humana para a proliferação do mosquito, a exemplo das condições climáticas, da adaptabilidade do mosquito ao ambiente e da suscetibilidade da pessoa a contrair a doença. Somente a partir da mobilização social e da destruição em massa dos criadouros do Aedes Aegypti é que poderemos avançar no combate à dengue em Sergipe", enfatizou o secretário Rogério Carvalho.

Na última quarta-feira, dia 30, a ação teve como alvo a comunidade do bairro Cidade Nova, localizado na Zona Norte de Aracaju. As equipes de trabalho usaram repelentes contra mosquitos, luvas e distribuíram panfletos de orientação contra o Aedes Aegypti.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.