[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As plenárias finais do Congresso da Cidade, evento que representa também a etapa municipal para a Conferência Nacional das Cidades, serão realizadas amanhã, dia 2, e domingo, dia 3, no Espaço Emes. Desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju e coordenado pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Participação Popular (SEPP), o congresso tem como maior objetivo elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável, que servirá de instrumento base para a implantação de futuras políticas públicas. Amanhã as discussões começam a partir das 8 horas e serão encerradas às 18 horas. No domingo vão das 8 às 14 horas.

Na etapa inicial do Congresso da Cidade, realizada na primeira quinzena do mês de junho, um grande diagnóstico de todos os aspectos do município de Aracaju foi realizado. Desde a questão ambiental até as questões de gênero, passando pela segurança pública e o saneamento básico. Todos os temas de interesse da população foram discutidos por especialistas, técnicos administrativos, cientistas e pelo povo através de seus delegados.

De acordo com o secretário municipal de Participação Popular, Anderson Farias, coordenador de Mobilização do Congresso da Cidade, durante as discussões do evento surgiu o documento Aracaju mais dez. “Trata-se de um plano local de desenvolvimento integrado e sustentável, que faz um prognóstico do município para os próximos dez anos. Passaram-se 40 dias desde a primeira etapa, tempo necessário para que os técnicos sistematizassem o documento, que agora nas plenárias finais do Congresso da Cidade, será apreciado pelas centenas de delegados que analisarão, suprimirão e acrescentarão artigos e por fim votarão o documento que norteará o futuro da capital sergipana”, informou Farias.

A apreciação e votação das propostas se darão por blocos temáticos, obedecendo à ordem previamente estabelecida pela Comissão de Sistematização do Congresso. A aprovação ou rejeição das propostas será por maioria simples dos delegados presentes no momento da votação.

“O Congresso da Cidade foi um gigantesco passo dado para a democracia no Estado de Sergipe. Pela primeira vez todos os segmentos da sociedade discutiram em pé de igualdade todos os problemas da cidade, planejando a Aracaju do futuro. Milhares de pessoas participaram ativamente do Congresso da Cidade, desde integrantes da comunidade acadêmica até moradores da periferia”, disse Anderson Farias. Ele considera o Congresso da Cidade um sucesso e está muito satisfeito com os resultados obtidos até aqui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.