[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O auditório da Sociedade Semear ficou pequeno na noite de ontem, dia 25, para o número de coordenadores, professores, delegados e pais de alunos que participaram da Plenária Final do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe). No evento, foram tiradas as cinco principais metas contemplando as necessidades detectadas pela comunidade escolar.

O Pepe, que teve início no último dia 4 de agosto deste ano, com objetivo de discutir os rumos da educação municipal e definir as metas para o exercício de 2004, ouviu e discutiu em cada unidade de ensino os anseios dos alunos, coordenadores e pais de alunos, dentro de um processo democrático, onde foram definidas as cinco metas prioritárias de cada escola.

Ontem, durante a Plenária Final, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), depois de condensadas todas as reivindicações apresentadas por cada escola dentro da Gestão Democrática, definiu as metas prioritárias das unidades para serem aplicadas no exercício de 2004.

O secretário de Governo, José de Oliveira Junior, representando Marcelo Déda, ressaltou a satisfação do prefeito com o Pepe, a participação democrática e o esforço do governo em melhorar a educação municipal e também o controle social, entendendo que o norte para orientar o orçamento estratégico deve se basear na consulta popular que vem se refletindo desde o início de sua administração.

Para Oliveira Junior, o slogan da Escola Aberta, que é uma forma de construção coletiva ampliando a participação popular nas discussões, está cada vez mais concretizado na Semed. “As pessoas que tem mantido contato tem elogiado a idéia e consolidado o que já chamamos de administração democrática. O Pepe vem ratificar essa meta programática e se consolida hoje com essa Plenária Final, na construção da cidadania”, observou Oliveira Junior, ressaltando que “dificilmente conseguimos objetivos tão belos e todos estão de parabéns com a conclusão desse processo”.

A secretária de Educação, Rosangela Santana, ressaltou a necessidade de se avançar para a construção de uma escola aberta onde todos possam participar e construí-la, relembrando que a história da educação no país foi escrita com muita luta, com muito sangue, por não ter aberto o acesso a todas as pessoas, a exemplo dos negros que não eram tratados como gente e nem como cidadão, mas como escravos, onde o índio também não teve acesso a essa escola, que era voltada apenas para a elite brasileira.

“Nós temos uma escola que foi edificada única e exclusivamente para atender a elite do Brasil”, protestou a secretária, alertando a todos que é preciso mudar e romper com o código que a elite estabeleceu para a Educação no Brasil e que não serve para a classe trabalhadora. “Fazer uma escola pública ser democrática, é fazer com que ela tenha a cara do trabalhador brasileiro. E essa cara é índia, negra, é desempregada, é excluída e é marginalizada, e a escola pública tem que ter essa cara”, disse.

“Quando nós encontramos a boa vontade dos nossos alunos, dos pais dos nossos alunos, dos professores, dos coordenadores, para qualquer momento da discussão sentir e discutir os problemas, tenho certeza que nós estamos buscando uma nova cara para a escola municipal, porque o código deles (a elite), não serve para nós”, afirmou Rosangela.

Após a fala da secretária, a diretora do Departamento de Planejamento, Heleonora Cerqueira Morais, fez a apresentação da compatibilização das metas do Pepe durante o período de sua realização.

Estiveram presentes à solenidade, além da secretária e do representante do prefeito municipal, o secretário de Finanças do Município, Nilson Lima, a presidente da Conmea, Ivanete dos Santos Bomfim, representante dos delegados das Unidades de Ensino, Acácio Freire, e o representante dos coordenadores das Unidades de Ensino, Jovinete de Oliveira Teles.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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