[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir desta segunda-feira, 5, a 3ª Delegacia Metropolitana, localizada na Avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont, em Aracaju, não funcionará mais como delegacia plantonista. Com a decisão, toda a estrutura de efetivo e cartório da unidade policial está sendo remanejada para a delegacia plantonista da Zona Sul, localizada no bairro São José. Num primeiro momento, o registro de boletim de ocorrência na 3ª Delegacia Metropolitana será mantido no horário de plantão, evitando que a população sofra prejuízos.

A decisão de desativação da plantonista da Zona Norte foi motivada após decisão judicial do dia 18 de março deste ano, que determinou o afastamento de todos os escrivães ad hoc (agentes de polícia empregados no serviço cartorário), exigindo, assim, a adaptação do efetivo à nova realidade. De janeiro a abril deste ano, a delegacia plantonista da Zona Sul registrou 428 ocorrências, enquanto que na Zona Norte foram registradas, no mesmo período, 168 ocorrências. Como havia uma necessidade de desativação de uma das duas delegacias para proporcionar uma melhor qualidade no atendimento, a unidade da Zona Norte foi a escolhida.

"Com a decisão, não queremos dizer que a delegacia plantonista Zona Norte não é necessária. O fato é que o cidadão estava indo a uma das duas unidades e não vinha tendo um bom atendimento, pois estávamos fracionando o efetivo, uma das delegacias possuía uma demanda três vezes maior e o número de servidores empregados era o mesmo. Com a decisão estamos, na verdade, equacionando o emprego de efetivo e melhorando a qualidade do atendimento, evitando que o cidadão demore tanto para registrar um boletim de ocorrência", explicou o superintendente da Polícia Civil, Gilberto Guimarães.

Segundo Guimarães, não haverá prejuízos para a população em relação aos atendimentos, já que o registro de um flagrante ou de um termo circunstanciado é sempre conduzido por uma viatura policial, seja civil, militar, rodoviária federal ou federal. Ou seja, o autor do fato e as vítimas são conduzidos para a delegacia por alguma viatura, não fazendo diferença o local onde funciona a unidade plantonista.

O superintendente salientou que nada impede que no futuro a delegacia plantonista da Zona Norte volte a ser ativada. "É fato que nós já temos uma demanda que até justifica a abertura de todas as delegacias para registro de ocorrências. Nós já estamos adotando as providências com vistas a implementar esse atendimento futuramente”.

Zona Sul reforçada

A delegacia plantonista da Zona Sul terá um reforço quantitativo com a decisão da desativação da plantonista da Zona Norte. De quinta a domingo, período onde o número de ocorrências registradas sofre um crescimento, a unidade policial terá dobrado o seu efetivo e a sua estrutura, proporcionado uma maior agilidade ao atendimento.

Além disso, o registro de ocorrência através do boletim online pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, independentemente de onde aconteceu o fato. Com isso, o próprio sistema faz a emissão do boletim para a área onde foi registrada a ocorrência, e lá o delegado responsável valida o boletim e adota as providências cabíveis.

Investimento

Já foi encaminhado para o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, um projeto de inclusão digital, onde serão investidos mais R$ 92 mil no treinamento de 600 servidores da Policia Civil, com o objetivo de capacitar esses profissionais a serem empregados nas delegacias, durante plantões, possibilitando que os registros de ocorrência sejam feitos em qualquer delegacia metropolitana, evitando que a população tenha que se deslocar a delegacia plantonista para fazer o registro da ocorrência.

"Indo a qualquer unidade, o fato será registrado e o delegado da delegacia plantonista fará, no próprio sistema, a leitura do boletim e, se necessário for, deslocará uma equipe até o local para adotar as primeiras providências", explicou Gilberto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.