Plano Nacional de Transportes apresentado em Sergipe
Em reunião no auditório da Codise, na manhã da última sexta-feira, 26, o coordenador-geral de Planejamento do Ministério dos Transportes, Luiz Carlos Ribeiro, apresentou o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), elaborado em conjunto com o Ministério da Defesa. A explanação do planejamento estratégico para a área de logística de transportes em Sergipe foi coordenada pela Secretaria dos Transportes e da Integração Metropolitana, com apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Infra-Estrutura (Seinfra).
Reforçando a infra-estrutura de transportes nas regiões mais carentes, o Ministério espera reduzir as desigualdades regionais e a concentração da atividade econômica. "O Plano projeta o maior volume de investimentos, em termos relativos aos Produtos Internos Brutos. O Nordeste Meridional, por exemplo, que inclui o Estado de Sergipe, apresenta participação de 5,15% do PIB nacional, com investimentos previstos de R$ 16,5 bilhões", adiantou o coordenador.
De acordo com o representante do Ministério, as reuniões estão ocorrendo em todos os estados, para apresentar o plano e ouvir sugestões. "Após 21 anos, estamos retomando uma tradição de planejamento no Ministério, reunindo equipes de professores e buscando apoio das universidades. Com uma base de dados e instrumentos de análise, pretendemos dar suporte ao planejamento de intervenções públicas e privadas na infra-estrutura e na organização dos transportes", explicou Luiz Carlos Ribeiro.
Durante a palestra o coordenador afirmou que o PNLT não é um programa de Governo. "A intenção é criar um instrumento indicativo para o Estado brasileiro, para que sejam adotadas as intervenções necessárias quanto à logística de transportes. O Plano será atualizado anualmente e de quatro em quatro anos será revisado para absorver eventuais alterações", afirmou Luiz Carlos, ao observar que o Ministério dos Transportes está aberto às sugestões a fim de que possa formatar o Plano Nacional de Logísticas e Transportes.
Logística de Sergipe
Após a exposição, representantes do setor público e privado puderam demonstrar suas opiniões e debater a respeito das propostas apresentadas. O secretário de Transportes, Bosco Mendonça destacou as intervenções previstas para o setor em Sergipe, como a duplicação, a médio prazo, da BR-101 e as melhorias a serem realizadas na BR-235, a fim de interligar o município de Carira à cidade de Juazeiro, na Bahia. "Também estamos aguardando pela ligação ferroviária com o Porto de Sergipe, pela cidade de Maruim, uma ação importante para impulsionar as exportações no Estado", destacou o secretário.
Segundo o secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico, a ampliação do Porto de Sergipe é um dos assuntos prioritários na pauta do Governo do Estado. "Para isso, já realizamos algumas reuniões com representantes da Votorantim e da Vale do Rio Doce e no próximo mês de novembro sentaremos com o governador Marcelo Déda para discutir sobre o assunto", afirmou Santana, ao citar outras ações que poderiam ser incluídas no PNLT, como a ampliação do Aeroporto de Aracaju e a construção de um pequeno aeroporto na cidade de Canindé de São Francisco, a fim de consolidar a localidade como destino turístico em Sergipe.
Para o gerente de Marketing do Moinho Sergipe, Fernando Barros, foi de grande importância para a classe empresarial a realização do evento. "Assim pudemos perceber que o Governo do Estado está sensível aos sérios problemas de planejamento que enfrentamos. A problemática do Porto de Sergipe é maior do que ela se apresenta e além de estar na pauta desse plano acredito que deveria ser incluída no Plano de Aceleração do Crescimento, para que pudesse alavancar as iniciativas de que o porto necessita", enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Plano Nacional de Transportes apresentado em Sergipe – Foto: Jairo Andrade/Sedetec