[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, recebeu a visita do representante da ONG espanhola Sistema de Cooperativas Mondragon (MSC), Jon Farasua Maritxalar, nesta terça-feira, 18, para discutir a realização de intercâmbio entre os dois países. Sediada no País Basco, região no norte da Espanha, a MSC tem mais de 50 mil cooperados e congrega produtos agroindustriais, comércio e serviços, exportando para vários países do mundo.

No Brasil, o interesse da ONG é estabelecer parcerias e intercâmbio de conhecimentos com movimentos sociais organizados ligados à agricultura, para capacitar pessoas do campo no gerenciamento de unidades de produção agrícola. A MSC já realiza contatos com entidades no Paraná há alguns anos, e demonstrou interesse em estabelecer relações no Nordeste.

Segundo o representante da MSC, Sergipe congrega as condições ideais para firmar parcerias, pois possui diversos movimentos sociais organizados e tem grande potencial de desenvolvimento da agroindústria.

A secretária Lúcia Falcón apresentou o território do Alto Sertão Sergipano para servir como piloto para as prováveis parcerias. Entre as sugestões discutidas no encontro, está a realização de um seminário em Sergipe para que os técnicos espanhóis apresentem suas experiências em cooperativismo.

Participaram da reunião o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em Sergipe, João Daniel, o superintendente de Desenvolvimento da Seplan, Carlos Hermínio Aguiar, e os representantes da Empresa Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (Pronese), César Valadares e Marcelo Barreto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.