Pífano e xilogravura são temas de oficinas no ‘Agosto Para Todos’
Agosto é o mês do folclore e a próxima semana será completamente dedicada às manifestações oriundas do povo. Durante seis dias, o projeto ‘Agosto para Todos’ levará para os sergipanos um verdadeiro intercâmbio cultural entre público e artistas populares. O projeto será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio de outras instituições.
Palestras, discussões, debates e um grandioso cortejo folclórico estão previstos, porém, este ano a programação terá um diferencial: oficinas de qualificação na área de cultura popular. O objetivo é instigar a sociedade a conhecer e participar ainda mais da cultura popular produzida nos mais diversos cantos de Sergipe.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, as oficinas serão extremamente válidas, pois é uma forma de disseminar ainda mais a cultura popular de Sergipe entre os próprios sergipanos. “Nossa cultura é extremamente rica, por isso precisamos estimulá-la sempre, para que ela não perca sua força. Com estes cursos poderemos levar mais pessoas a conhecer o pífano e a xilogravura, estimulando ainda mais a essas práticas que representam fazeres e saberes do acervo cultural dos sergipanos”, afirma.
Didática
Serão dois cursos que acontecem entre os dias 15 e 19 de agosto. O primeiro abordará a xilogravura, e será realizado no Centro de Criatividade, no horário das 14h às 18h. Já o segundo terá como tema ‘Conhecendo e fazendo pífano’, e será ministrado no Museu Histórico de Sergipe (MSH), em São Cristóvão, das 9h as 11h. Ao todo serão 40 vagas, 20 para cada curso.
Segundo o oficineiro Edmar Santos, que será o responsável pela oficina de Pífano, quanto mais se oferece atividades como estas, mais se percebe uma valorização da cultura. Ele ressalta que sempre ministra oficinas do gênero no Centro de Criatividade, e todas elas têm bom público. “Na oficina iremos falar da história e mostrar como se confecciona os pífanos. Acredito que isso é muito importante, pois a partir do momento que as pessoas conhecem essas manifestações culturais, é despertada a vontade e o interesse de saber e isso só contribui para que as culturas populares cresçam ainda mais”, ressalta.
Já para o artista plástico Elias Santos, que vai ministrar a oficina de xilogravura, a iniciativa do curso é louvável, pois mostra a população que a xilogravura é uma vertente muito importante da cultura e que também merece destaque na semana do folclore. “Durante esta oficina estarei sendo um multiplicador. Sem dúvida, será uma provocação bastante positiva para as pessoas que participarem do curso, pois elas sairão de lá com o conhecimento e o material necessários para começar as próprias xilos”, assegura.
Para mais informações sobre a oficina ‘Conhecendo e fazendo pífano’, entre em contato com o Museu Histórico de Sergipe através do telefone (79) 3261-1435; sobre a oficina ‘Xilogravura’, as orientações são dadas pelo Centro de Criatividade, por meio do número (79) 3179-1909.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pífano e xilogravura são temas de oficinas no ‘Agosto Para Todos’ – Fotos: Ascom/Secult