[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Embelezar a cidade, proporcionar uma melhor qualidade de vida e incentivar o turismo. Esses são os objetivos do Programa de Adoção de Espaços Públicos, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – e em parceria com diversas empresas públicas e privadas de Aracaju.
A mais recente adoção foi realizada pela Petrobras, que já reurbanizou uma parte do canteiro central da avenida José Olino, no cruzamento com a avenida Tancredo Neves, em frente ao espaço Sebrae. No espaço em que antes havia apenas algumas árvores e mato existe agora um belo jardim, com flores e palmeiras. Para garantir que o local não seja depredado, a Petrobras inovou e instalou câmeras de segurança em quatro postes.
De acordo com Célia Bastos, responsável pelo programa de adoção, a proposta da companhia é adotar toda aquela região. “Como a Petrobras fica localizada naquela área, eles querem cuidar de todo o entorno. Para isso, estamos preparando toda a documentação necessária”, informou. Há alguns anos a Petrobras também vem cuidando da Praça Inácio Barbosa, localizada na avenida Ivo do Prado.
Em troca da manutenção de cada logradouro, as empresas que participam do programa ganham o direito de divulgar a sua marca através da publicidade baixa, que tem este nome porque se restringe a placas de altura mediana ou desenhos no próprio jardim. “A única exceção aberta foi para a instalação da placa alta do Café Maratá, na avenida Tancredo Neves, mas somente para adequar a visualização da marca ao espaço que eles adotaram”, explicou Célia Bastos.
Equipes da Emsurb fazem uma fiscalização constante de todos os logradouros cedidos pela prefeitura para assegurar que o contrato seja cumprido. Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a parceria é bem-vinda porque o município reduz os seus custos de manutenção e conservação. “Assim podemos aplicar esses recursos em outros locais, como na zona Norte”, disse.

Outros espaços

Várias empresas já adotaram diversos espaços públicos da capital, a exemplo das avenidas Nova Saneamento (Viação Progresso); Sílvio Teixeira e parte da Ministro Geraldo Barreto Sobral (Norcon); Francisco Porto (G. Barbosa) e Pedro Valadares (Provel).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.