[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado apoia a participação de pesquisadores em eventos científicos e tecnológicos que ocorram no Brasil ou no exterior, dando suporte à ampliação e diversificação das pesquisas científicas desenvolvidas pelos sergipanos. A iniciativa faz parte do Programa de Auxílio (Prapec) criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec).

O resultado da primeira etapa dos projetos submetidos ao edital nº 02/2011 já foi divulgado. De acordo com o diretor-presidente da Fapitec, professor Ricardo Santana, 63 propostas participaram do programa, totalizando uma demanda de quase R$ 131 mil. “O critério de julgamento foram contempladas 50 propostas abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Computação, Saúde, Biológicas, Humanas, Lingüística, Letras, e Artes”, explica.

Foram aprovadas 26 propostas para apresentação de trabalhos em eventos científicos internacionais e 24 para apresentação em eventos científicos nacionais. “A intenção da Fapitec é propiciar ao pesquisador que ele interaja com a comunidade científica, favorecendo a disseminação do conhecimento dos pesquisadores sergipanos em nível nacional e internacional, contribuindo de forma significativa na produção científica e no desenvolvimento do Estado de Sergipe”, afirma Ricardo.

PRAEV

O apoio também se estende ao pesquisador que quer realizar reunião ou evento científico e tecnológico no Estado de Sergipe, através do Programa de Auxílio, o PRAEV. Segundo o diretor-presidente da Fapitec, essa é mais uma iniciativa que recebe o apoio do governo. “Das 25 propostas submetidas ao edital nº 03/2011, com uma demanda de cerca de R$ 217 mil, foram contempladas 14 propostas”, informa Ricardo.

As indicações foram divididas em duas linhas e com atuação nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Lingüística, Letras, e Artes, Ciência Sociais Aplicadas, Agrárias, Saúde, e Engenharias e Computação. “Foram contemplados eventos científicos ou tecnológicos em Sergipe com aprovação de três propostas internacionais, quatro nacionais, uma regional e seis locais”, avisa o professor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.