[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pesquisadores e técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) promoveram, no dia 04 deste mês, um dia especial sobre a cultura do feijão. O evento, que aconteceu no Projeto de Assentamento Manoel Martinho, no município de Carira, teve como finalidade levar àquela comunidade os resultados obtidos com os trabalhos de produção de sementes das variedades de feijão Pontal, Estilo, Agreste, Pérola e Requinte.

Na programação, foram abordados assuntos sobre a importância de algumas técnicas de cultivo do feijão como a adubação, densidade de plantas, monitoramento de pragas e doenças e cuidados nos pós-colheita e armazenamento, tema este tratado pelo técnico agrícola da Emdagro, Adriano Martins. Em seguida, a engenheira agrônoma, Elizabeth Campos apresentou à comunidade um produto alternativo não químico a base algas para controle de pragas de grãos armazenados. “Este produto será aplicado em grãos de feijão por meio de Demonstração de Método e avaliado pelos agricultores”, explicou Elisabeth.

A coordenadora do Projeto e Pesquisadora da Emdagro, Neusa Stahlschmidt Lima, ressaltou que o “sucesso do trabalho realizado deve-se à continuidade do processo por diversos anos”, disse ela, valorizando o trabalho e o grau de comprometimento dos técnicos do escritório local de Carira, Leonídia e Ananias. “Eles foram fundamentais para manter o grupo estimulado e por exercer continuamente uma assistência técnica de qualidade”, ressaltou.

Os trabalhos foram viabilizados através de recursos financeiros do Banco do Nordeste em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, com recursos próprios da Emdagro. Ao final do evento novas propostas de trabalho foram sugeridas aos agricultores para o próximo ano, envolvendo as culturas da mandioca, macaxeira e gliricídia. Além disso, houve também sorteio de brindes e distribuição de lanches a todos os presentes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.