[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prossegue até o dia 30 de novembro a pesquisa sobre alimentação saudável voltada aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sob a coordenação do Programa Estadual de Nutrição e Vigilância Alimentar da Vigilância Epidemiológica. O trabalho comemora a Semana da Alimentação Saudável, iniciada em 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação.

"A pesquisa continua disponível no site da Secretaria da Saúde para os funcionários que quiserem completá-la. Depois, nós disponibilizaremos orientações para uma alimentação saudável", disse Gildenae Jaguar, responsável pelo Programa de Nutrição e Vigilância Alimentar da SES.

Quem quiser participar da pesquisa deve baixar o questionário no endereço eletrônico www.saude.se.gov.br. Para isso, basta clicar no banner intitulado ‘Sua alimentação é saudável?’ e selecionar a opção ‘salvar’. Depois, é só abrir o arquivo com o programa Acrobat Reader e imprimi-lo.

Os questionários respondidos devem ser encaminhados com o nome e contato do servidor e aos cuidados de Gildenae Jaguar para o fax (79) 3226-8321 ou ao endereço da Vigilância Epidemiológica, localizada no Edf. Estado de Sergipe, 17º andar. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos e-mails cve.dants@saude.se.gov.br e gildenae.jaguar@saude.se.gov.br, ou ainda pelo telefone (79) 3226-8321.

Apesar de a pesquisa ser direcionada aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), qualquer pessoa interessada em avaliar seus hábitos alimentares pode baixar o documento, fazer o teste e conferir os resultados na hora.

Massa Corporal

Associada a uma alimentação saudável está o controle do peso, que pode ser regulado através do cálculo do índice de Massa Corporal (IMC), fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é IMC = peso/(altura)2.

São considerados abaixo do peso ideal os que possuem IMC menor que 18,5. Resultados entre 18,5 e 25 indicam peso normal. Pessoas acima do peso apresentam IMC entre 25 e 30 e nos obesos, o índice é superior a 30.

Dicas

Veja abaixo os 10 passos indicados pelo Ministério da Saúde para melhorar a qualidade da sua alimentação:

1) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis, por dia. Não pule as refeições.

2) Inclua diariamente seis porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo pães e massas),tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/ macaxeira/ aipim nas refeições.Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelos menos, cinco vezes por semana.Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5) Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou avos. Retirar gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas com regra da alimentação.

8)  Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9) Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10) Torne sua vida saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.