[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O perímetro irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, é tema de reportagem do programa Estação Agrícola, da TV Sergipe. Com assistência técnica e irrigação gratuita promovidas pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), o perímetro se destaca na produção de leite e derivados. Em 2011, foram produzidos 816 mil litros de leite e 78 toneladas de queijo. O faturamento dos pequenos produtores rurais chegou a R$ 1,3 milhão.

O programa vai ao ar neste domingo, 29, a partir das 6h. A gravação aconteceu no fim do ano passado. A equipe da TV Sergipe, conduzida pela repórter Tâmara Oliveira, iniciou a visita na área de plantação irrigada de quiabo, feijão e milho. “Essas culturas já foram fortes no perímetro. Hoje, o foco virou a produção leiteira”, explica o gerente do local, José Reis Coelho.

Balde Cheio

O responsável por fortalecer a pecuária leiteira em Jabiberi foi o programa Balde Cheio, fruto da parceria entre a Cohidro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é apresentar ao homem do campo novas tecnologias que possam aumentar a produção de leite e, consequentemente, a lucratividade do lote, além de resgatar a auto-estima.

Atualmente, existem 15 assistidos do projeto Balde Cheio e três unidades demonstrativas, onde os produtores e técnicos são treinados e capacitados para desenvolver a metodologia nos lotes e em suas áreas de atuação. Menos de dois anos após sua implantação, o Balde Cheio fez dobrar a produção de leite no perímetro de 1.000 para 2.000 litros/dia.

“Este é um programa de fundamental importância para Jabiberi, pois trouxe aquela que se tornou a principal atividade da região. Mas acredito que o objetivo da reportagem seja mostrar o funcionamento do perímetro e apresentar as diversas alternativas de produção, dentre elas o programa Pais [Produção Agroecológica Integrada e Sustentável], que está sendo implantado e com certeza será um sucesso’, afirma Coelho.

Pais

O programa Pais chegou como uma nova alternativa para os moradores de Jabiberi. No local foram instalados 10 kits na tecnologia social contendo uma caixa d’água de 5000 litros, material de irrigação, bomba, carrinho de mão, sementes e insumos orgânicos. Foi disponibilizado também um pequeno plantel de 10 galinhas e 1 galo, além de tela para a implantação de um galinheiro, entre outros materiais, num total de 34 itens.

O Pais dispensa o uso de agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas, alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. A tecnologia social preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva os agricultores a se organizarem em associações e aponta novos canais de comercialização.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.