Peneirou Xerém dá exemplo de animação no Arraiá do Povo
O Grupo Cultural Peneirou Xerém faz história há 18 anos nos festejos juninos de Sergipe e foi um dos destaques do Barracão Cultural Lampião e Maria Bonita na noite de quarta-feira, 13, no Arraiá do Povo, localizado na praça de eventos da Orla de Atalaia. O grupo surgiu como uma brincadeira e virou tradição no bairro Castelo Branco. O nome é uma homenagem ao rei do Baião, Luiz Gonzaga, compositor da música "Peneirô Xerém". A proposta é ao mesmo tempo promover o resgate da cultura nordestina e valorizar a terceira idade. São 32 componentes com idades de 40 a 82 anos, que esbanjam animação, gingado e alegria de viver.
Na apresentação do grupo são destacados elementos que representam o Nordeste, como candeeiro, peneira, pilão, ralo. Além disso, cada componente representa uma comida típica, como tapioca, arroz doce, pé-de-moleque e cuscuz. O único homem que integra o grupo é o aposentado Antônio Bispo dos Santos, de 74 anos. "Para mim é muito bom participar dessa festa. Me sinto sadio porque é divertido e muito bacana".
Maria José Santos já dedicou 15 dos seus 82 anos ao Peneirou Xerém e é a mais velha no grupo. "É uma felicidade para mim, e nessa idade a gente tem mais é que fazer alguma coisa para levantar o astral". Depois da apresentação, o grupo nem pensou em arredar o pé do Barracão Cultural. Eles continuaram a dançar ao som do trio Nordeste do Forró e Gerusa do Forró.
Palco principal
Quem passou no Arraiá do Povo na última quarta-feira também conferiu três atrações Passarada do Ritmo, Quinteto Violado e Alcymar Monteiro. Esta quinta-feira, 14, é o último dia de atrações do palco principal do Arraiá do Povo, com Erivaldo de Carira, Renato Borghett e Oswaldinho, além de Mestre Zinho.
A animação do Arraiá do Povo prossegue até o dia 29 de junho no Barracão Cultural. Na programação desta quinta-feira estão o Trio Assanhadinho do Forró e Trio Iracema do Forró.
"Forró Brasileño"
Alcymar Monteiro mostrou um pouco do seu novo CD "Forró Brasileño" no Arraiá do Povo. "Depois de 42 trabalhos, inauguro uma nova fase com esse disco em espanhol. A boa aceitação mostra que o forró pode ser cantado em qualquer idioma", diz. O CD já foi lançado em Madri e depois do São João chega a Buenos Aires e Estados Unidos.
Entre as músicas que Alcymar destaca como principais no novo disco está "Carnavalito", nome da festa de Carnaval de índios dos Andes. O cantor revelou também que está preparando para 2009 um novo trabalho: "Cantorias Brasileiras", destinado à valorização de cantadores.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Peneirou Xerém dá exemplo de animação no Arraiá do Povo – Foto: Márcio Dantas/ASN