[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ênio Nascimento, escrivão da delegacia de Canindé do São Francisco, distante 213 quilômetros da capital sergipana, tem expectativas positivas para a implantação do Sistema de Gestão de Material (SGM) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). É que a partir do dia 15 deste mês, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do órgão vai disponibilizar todo o processo de requisição dos itens de consumo de forma automatizada.

Se até então a unidade policial de Canindé, localizada no Alto Sertão do Estado, precisava preencher uma requisição manual, deslocar uma viatura por 76 quilômetros até a Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória para entregar o documento e esperar todos os trâmites necessários até a chegada do pedido no almoxarifado, agora, com a digitalização dos processos de trabalho na SSP, o tempo entre a solicitação e a aquisição do material será reduzido.

"Antes tínhamos que esperar em média uma semana até chegar o material requisitado, pois a Regional mandava o pedido para a Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, que, por sua vez, mandava para o almoxarifado providenciar tudo. O documento passava em vários departamentos dentro da SSP até que o almoxarifado tomasse conhecimento para liberar o material", disse Ênio, ressaltando que, com a automatização, o pedido é levado direto ao chefe do almoxarifado.

"Além disso, não existe demora. No momento que faço requisição de material e dou fechamento, o almoxarifado já toma conhecimento e, prontamente, já vai atender naquilo que dispõe", completou Ênio Nascimento.

O escrivão e mais cerca de 120 profissionais do setor administrativo da SSP e das delegacias da capital e interior passaram nos últimos dias 8 e 9, na Academia de Polícia Civil, por uma capacitação promovido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). "O objetivo do curso foi treinar o servidor de cada uma das unidades da Secretaria de Segurança para que ele fizesse a requisição de material de consumo através da internet", explicou a diretora da DTI, tenente coronel PM Alessandra Dielle.

Com o Sistema de Gestão de Material, a SSP poderá aprimorar a gestão de suprimento de materiais aos diversos setores e controlar os gastos financeiros de forma mais eficaz. Além de contar com a facilidade de localizar um material já distribuído, o SGM possibilita o cadastramento de requisições pela intranet, emite um relatório para fornecimento e controla a emissão de balanço físico.

Facilidade

Para o gerente de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas da DTI, Evislan da Silva Souza, o uso das ferramentas da internet para controlar cadastro, depósito, requisição e movimentação de materiais foi uma importante iniciativa para agilizar as atividades que dizem respeito à manutenção física e financeira dos estoques da SSP.

"Ao cadastrar os itens de estoque, a Secretaria de Segurança Pública poderá ter acesso aos parâmetros de nível máximo e mínimo para novos suprimentos e receberá alerta avisando quando deverá repor o produto. Também haverá um cadastro de fornecedores e de usuários, que poderão requisitar itens e registrar a movimentação de entrada ou devolução de material", ressaltou o gerente.

Segundo Alessandra Dielle, a DTI está em fase de desenvolvimento do mesmo sistema para criar o módulo do patrimônio, bem como automatizar o trabalho operacional das delegacias, criando o sistema de auto de prisão em flagrante e integrando o boletim online com o registro de ocorrências da PM.

"Tudo isso visa desburocratizar a Secretaria. Também é viável pela economia de gastos, pois não será mais preciso sair das delegacias mais distantes da capital para trazer uma requisição aqui em Aracaju. Hoje, se o secretário Kércio Pinto quiser saber o consumo de cada delegacia, existe esse controle online. O sistema também emite todos os formulários que a Controladoria do Estado necessita para fechar conta", revelou Dielle.

Serviços online

Além de facilitar os trabalhos burocráticos na Secretaria de Segurança Pública, através da troca de informações dos servidores via intranet, a SSP busca a cada dia aprimorar os serviços prestados junto à sociedade. Via internet, o cidadão sergipano tem acesso à Delegacia Interativa, que está disponível no site do órgão na internet, para comunicar perda de documentos ou de celular, além de furtos de objetos pessoas.

"O cidadão não precisa ir até a delegacia para prestar o boletim de ocorrência. Basta acessar a página da Secretaria, clicar no link da Delegacia Interativa e preencher os dados e detalhes da ocorrência, que são avaliados pelo delegado responsável pela Coordenadoria de Estatísticas e Pesquisa", salientou Alessandra Dielle.

Outro serviço online é o de custódia de materiais apreendidos, em que todas as delegacias da capital e interior cadastram o material apreendido. Através de sistema, o cidadão pode, através da internet, consultar se seu objeto furtado ou roubado já foi recuperado. A SSP também disponibiliza gratuitamente, na rede mundial de computadores, o atestado de antecedentes criminais, que antes tinha que ser obtido no Instituto de Identificação, após pagamento de uma taxa no valor de R$ 5.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.