PDE de Sergipe é apresentado no Congresso Brasileiro de Educação
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, apresentou no último sábado, no Gonzagão, o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE). Dessa vez, o público foi formado por professores e alunos participantes do Congresso Brasileiro de Educação. O encontro que acontece em Aracaju foi aberto na última sexta-feira, 24, pela secretária adjunta da Educação, professora Maria Hortência Araújo e termina nesta terça-feira, 28.
Com o tema central "Políticas Públicas para as Relações Sociais Competitivas, Aquecimento Global, Saúde, Educação e Cidadania", o congresso tem como objetivo contribuir para a interação social nas mais diferentes relações com o saber, em busca de uma sociedade diferente.
Em sua explanação, professor Lima esclareceu que o plano de trabalho contêm idéias necessárias para modificar a educação no Estado, enfatizando que o maior desafio da educação é implantar uma cultura que valorize a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades.
Fazendo um diagnóstico da situação educacional de Sergipe, ele mostrou aos participantes que no Estado existem 284 mil pessoas analfabetas acima dos 15 anos. Esse aumento foi registrado a partir de 2003. além disso, existem os analfabetos funcionais na mesma faixa de idade, que corresponde a 34,1%. Falou ainda sobre o alto índice de reprovação, da evasão escolar e da pequena oferta de cursos profissionalizantes. "É necessário desenvolver ações que busquem a redução do número de analfabetos e aumentem as oportunidades relativas ao ensino profissional", defendeu.
Para diminuir o analfabetismo, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), tem como meta alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos. Eles serão agraciados pelo Sergipe Alfabetizado, programa do PDE idealizado em sintonia com o Brasil Alfabetizado do Governo Federal. Professores de vários pontos do Estado já estão se somando para atuar no programa e as prefeituras municipais estão firmando convênios com a Seed para ofertar o programa em suas localidades.
Os índices de reprovação e evasão escolar serão combatidos com a oferta de uma escola de qualidade, em que o foco do processo educacional é o aluno. "Cada escola terá seu plano de ações. O aluno precisa se sentir bem na escola e aprender, para então exercer sua cidadania", explanou Professor Lima.
Em relação ao ensino profissional, o secretário disse que o PDE tem como meta expandir a oferta para 30% das matrículas do ensino médio, por meio da implantação de aproximadamente oito Centros de Educação Profissional até 2009.
As outras ações fundamentais para o desenvolvimento da educação também foram apresentadas pelo detentor da pasta da educação. São elas Democratização e Modernização da gestão, Implantação da Gestão Democrática e Articulação e Cooperação com as redes municipais de Educação.
Opiniões
Na ocasião, o preletor, professor António Carlos Mazzeo, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), palestrante do evento, disse que a idéia de abrir a discussão para os professores, alunos e comunidade é muito boa. "Pela explanação do secretário, pude perceber que a proposta da Secretaria é consistente. Ele mostra como se afronta uma estrutura desorganizada, remonta e mostra como vai dar prioridade a uma educação de massa. Esse é o grande problema hoje. Como você dar qualidade e prepara o professor e o estudante para essa qualidade", opina.
A professora Eurimar Marques, da escola Valnir Chagas enalteceu a atitude o secretário e o PDE. "O Secretário José Fernandes de Lima veio salvar a educação. Prova disso é a sua busca pela melhoria do ensino e sua vontade de acertar. Para que isso ocorra, ele conta com a participação dos professores e da comunidade".
Para a professora Djanira Montalvão, o PDE atende os anseios dos que fazem a educação. "O caminho é democratizar mesmo as ações da secretaria. Chegamos num ponto em que não temos para onde ir. A solução é discutir e refletir sobre a educação. Se a própria secretaria vem com essa concepção de favorecer e proporcionar essa discussão, já é um bom caminho".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]