[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, concluiu nesta quinta-feira, 27, o ciclo de apresentações do Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE) nas Diretorias de Educação. Depois de ser apresentado ao longo do ano pelo interior sergipano, o PDE chegou ao conhecimento de diretores, coordenadores e professores de escolas da rede pública estadual localizadas na capital, integradas a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), e da região metropolitana (Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Santa Rosa de Lima, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e Itaporanga Dàjuda), que estão sob a coordenação da Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8).

 A apresentação aconteceu no auditório da Biblioteca Epifânio Dória, em Aracaju, nos períodos da manhã, para a DEA, e da tarde, para a DRE 8. Também participaram do evento diretores de departamentos e assessores da Secretaria da Educação (SEED). Antes de expor as metas do Governo do Estado para a educação, o professor Lima fez uma análise da situação da área em Sergipe. Ele mostrou números que constatam os altos índices de analfabetismo, falou sobre os momentos em que ao assumir a pasta teve que, junto a sua equipe, idealizar projetos e ao mesmo tempo dar continuidade a assuntos relacionados ao período inicial do ano letivo.

"Naquele momento tínhamos escolas apresentando problema em sua estrutura física, outras com problemas relacionados à redução no número de matrículas e até com falta de professor, mas mesmo assim precisávamos dar início às realizações", disse o secretário para explicar a complexidade do momento.

"São 243.250 mil alunos matriculados na rede estadual do Estado. Desses, 6.241 estão na Educação Infantil (2,6%), 150.670 no Ensino Fundamental (61,9%) e 86.595 mil no Ensino Médio (35,6)", informou. Também foi repassado aos participantes da reunião que dos municípios que compõem a DRE 8, Santa Rosa de Lima e Itaporanga D’ajuda, estão com os maiores números de analfabetos, atingindo, respectivamente, 36,4% e 34,9% da  população acima de 15 anos.  Já o município de Aracaju apresenta um número de 10% de analfabetos.

O secretário de Educação também falou sobre a importância da ampliação do ensino profissionalizante no Estado, criando novas alternativas para o aluno. Uma das metas do governo é fazer com que 30% das matrículas do Ensino Médio sejam no Ensino profissional.

"O crescimento da educação passa pela melhoria da auto-estima, tanto do aluno, como do professor, e pela promoção e democratização da gestão escolar", acrescentou o secretário.

PDE

O secretário explicou aos educadores, que o PDE está estruturado em seis eixos de atuação: Inclusão pela Educação, Ensino Profissional, Melhoria da Qualidade do Ensino, Qualificação e Valorização de Pessoal, Democratização e Modernização da Gestão Escolar, Articulação e Cooperação com as Redes Municipais e Interiorização do Ensino Superior.

Segundo ele, a meta da Secretaria Estadual de Educação é criar, durante os próximos quatro anos, as condições para que os alunos, de todas as idades, tenham acesso a uma escola pública de qualidade.

Professor Lima explicou que o Plano vai alfabetizar, através do Sergipe Alfabetizado, 120 mil pessoas e garantir a integração de jovens e adultos na continuidade dos estudos. Também serão realizados, nesse período, novos investimentos para fortalecer as ações voltadas para o programa de Educação para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e para programas destinados a Educação para a Diversidade e Cidadania.

Os programas de Ampliação do Ensino Médio e da Merenda Escolar também serão beneficiados. O PDE ainda prevê recursos para a implementação do Programa do Livro Didático, Reestruturação de Bibliotecas, instalação de laboratórios de informática e qualificação de professores para atuarem nas salas de informática.

No pacote de ações para a Melhoria na Qualidade do Ensino estão a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e as obras de reforma em 34 escolas: 14 em Aracaju, uma em Estância, uma em General Maynard, uma em Itabaiana, uma em Itabi, duas em Laranjeiras, duas em Pacatuba, uma em Pedra Mole, uma em Pirambu, quatro em Porto da Folha, duas em Riachão do Dantas, três em Ribeirópolis e uma em São Cristóvão.

O professor Lima colocou como um dos pontos fortes do PDE a cooperação com as redes municipais. Ele citou a implantação da Universidade Aberta (UAB) em nove Pólos sergipanos, que interiorizará o ensino superior. A oferta do transporte escolar de alunos do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos também está dentre os benefícios previstos pelo Plano.

Lançamento

O Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE) foi lançado no dia 25 de julho, no Hotel Parque dos Coqueiros, pelo governador Marcelo Déda e pelo ministro da Educação, Fernando. Na ocasião, foram anunciados investimentos de R$ 239.207.332,78 no resgate da qualidade do ensino público estadual. O ato contou com a presença do Ministro da educação, Fernando Haddad.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.