[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, acompanhado de vários assessores da Secretaria de Educação (SEED), apresentou no último sábado, 11, o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE) para gestores educacionais em Estância, sede da Diretoria Regional de Educação (DRE 1). A apresentação ocorreu na Câmara de Vereadores e, a partir de dados estatísticos, o secretário falou sobre o sistema público de ensino implementado nos últimos anos em Sergipe e apontou as novas medidas que serão adotadas para corrigir os problemas ainda vigentes, como a lacuna que separa a SEED das unidades escolares da própria rede estadual, em função do modelo de gestão tradicional desenvolvido anteriormente.

O secretário também enfatizou que, para promover uma educação de qualidade para todos, novas diretrizes e estratégias educacionais foram planejadas. A gestão democrática, a inclusão social, o respeito à diversidade cultural são pontos que fazem parte do Plano.

"Se estamos incomodados com a atual situação da educação sergipana e brasileira, precisamos adotar políticas públicas que nos levem às mudanças sociais, tanto do ponto de vista individual, com o propósito do nosso aluno atingir um grau de desenvolvimento e cognição amplos, como do ponto de vista coletivo, com a melhoria do sistema educacional de Sergipe, melhorando seu potencial científico e tecnológico", enfatizou.

Professor Lima ressaltou que para o Governo de Sergipe, o importante é oferecer melhores condições para que os alunos tenham acesso a uma escola pública de qualidade, resgatando a auto-estima dos trabalhadores da Educação e promovendo a democratização da gestão escolar. "Nossa principal meta é promover a melhoria da qualidade do ensino, focada na cultura do acompanhamento e da avaliação, com vistas a diminuir o índice de analfabetismo, expandir o ensino profissional e implantar um novo modelo de gestão democrática e eficiente", disse José Fernandes de Lima.

Debate

O prefeito de Estância, Ivan Leite, considerou importante a visita do secretário ao município, por considerar que estes encontros fortalecem o regime de colaboração e parceria com a SEED.

Para o vereador Artur Oliveira, o novo modelo de gestão democrática já está sendo adotado. "O fato do secretário Lima se dispor a discutir e construir junto com a comunidade escolar e educacional sergipana um Plano de Desenvolvimento da Educação, assim como sua efetivação, já evidencia a real implantação de um novo sistema educacional para Sergipe".

A diretora da Escola Estadual Gilberto Amado, Joara Andrade Oliveira, disse que com o PDE novas estratégias serão adotadas, atendendo os anseios dos integrantes da escola. Ela também se mostrou preocupada com a gestão democrática. "É preciso que os vícios da política partidária não adentrem no interior da escola. Ou seja, que as pessoas participem conscientemente".

A diretora do Colégio Estadual Benedito Barreto Nascimento, Vilma Fortunato Soares, disse que na escola que administra possui comitês Pedagógico e Comunitário, mas que um ponto de dificuldade é a questão da freqüência dos professores. "Como a gratificação de interiorização ainda não está organizada, a parceria do transporte escolar firmada entre o Governo do Estado e as prefeituras deveria favorecer também os professores".

O diretor da DRE 1, Dionísio Almeida Neto, afirmou que está implementando alguns programas a partir do PDE. Ele disse que já formou 60 turmas do programa Sergipe Alfabetizado, com 1.012 alunos, tem 350 jovens estudando no Pré-Universitário – 15 já foram aprovados na Universidade Aberta do Brasil e 3 no CEFET. Nesta segunda-feira, 13, 75 professores estarão sendo capacitados para lecionar História da África, que agora faz parte do currículo escolar.

Visitas

O secretário visitou as escolas estaduais Gumercindo Bessa e Walter Franco. Durante a visita a comitiva também esteve no prédio da DRE 1, para conhecer um galpão onde a SEED quer implantar um Núcleo de Tecnologia e um auditório para as capacitações.

A diretora da Escola Walter Franco, Angélica Santos Costa, mostrou a estrutura interna da unidade, percorrendo os ambientes pedagógicos que se encontram em reforma, menos as salas de aula. "Precisamos reestruturar a escola e efetivar melhores condições de trabalho para toda a comunidade escolar poder desenvolver uma educação de qualidade", disse ela, ao elogiar a iniciativa do governo estadual em instituir o PDE.

Para a diretora da Escola Gumercindo Bessa, Maria José dos Santos, o ponto fundamental que está implementado na escola é a fomentação de novas medidas para que a cultura local e brasileira possa ser mais dinamizada. "Aos poucos novos projetos estarão sendo desenvolvidos para integrar a comunidade à escola e aumentar o acompanhamento das tarefas escolares pelos pais dos alunos", relatou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.