[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Morar no bairro Alto da Boa Vista, localizado numa das regiões mais pobres de Maruim, era um desafio diário. Para entrar em casa era preciso pisar em mato, lama e esgoto. Esse cenário sempre foi um problema para a administração municipal. Mas com o apoio do Governo de Sergipe está sendo possível mudar a vida dos moradores daquela região. Através do programa estadual ‘Sergipe Cidades’, estão sendo investidos mais de R$ 374 mil para pavimentação do bairro. A obra, que começou no dia 22 de fevereiro, já está mudando a rotina no local.

A lavradora Jaqueline dos Santos, 31, que divide o tempo entre os cinco filhos e o trabalho na roça, conta que a situação sempre foi difícil. “Sem o calçamento do bairro, eu e meu marido carregávamos as crianças no colo para que pudessem chegar limpos na escola. Outra dificuldade era para transportar a lenha. Quando terminava o meu trabalho na lavoura trazia tudo na cabeça, porque o carro de mão não passava pelo matagal”, desabafou Jaqueline.

A lavradora relata que com o andamento da obra de pavimentação no bairro já consegue utilizar o carrinho de mão para transportar a lenha. E os meninos não precisam mais ser carregados no colo. “Eu me sinto aliviada e consigo, agora, cuidar melhor da casa quando chego do trabalho, sem as dores no pescoço por causa da lenha. Agora tenho a alegria de correr com as crianças, coisa que não fazia há muito tempo”, disse Jaqueline dos Santos.
  
Natural do município de Nossa Senhora das Dores, Neuri Baudoino de Santana escolheu Maruim para viver. Carpinteiro de profissão, ele comenta que foi um dos fundadores do bairro Alto da Boa Vista. “Quando cheguei aqui quase não tinha moradias, era tudo mato. Mas esse era o local que eu podia comprar um terreno para construir a minha casa própria, e mesmo sabendo que ia ser difícil por não ter nenhuma infraestrutura eu fiquei. Hoje, com 65 anos, eu vejo que o sofrimento da minha família valeu a pena porque o Governo lembrou da gente e está transformando esse bairro”, afirmou Neuri.

A dona de casa Marileide Rocha lembra que era um sonho ter uma rua na frente de casa. “Pra mim, os dias de chuva eram os piores. Além da lama, que invadia a casa, os mosquitos, por conta do mato, se multiplicavam. E sem contar o medo que eu tinha de passar mal e ter que ser carregada, como muitos aqui foram porque o transporte da saúde não chegava aqui, não tinha como”, informou Marileide.

Para o prefeito Gilberto Maynard, levar infraestrutura para uma comunidade carente é levar dignidade e qualidade de vida à população. “O orçamento da prefeitura é curto e eu não tinha como fazer essa pavimentação com os recursos do município. Hoje, eu estou muito feliz, porque o Governo do Estado está cumprindo o que prometeu ao povo, através do planejamento participativo. Essa comunidade agora vai passar a ter saneamento, saúde pública, porque antes os carros da prefeitura não chegavam lá, porque não havia um acesso. Até o lixo tinha que ser carregado pela comunidade porque a coleta não tinha como ser feita”, esclareceu Gilberto.  

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.