Passagem da Tocha é celebrada com eventos culturais no Parque da Sementeira
Bandas marciais, quadrilhas juninas, danças contemporâneas e folclóricas, apresentações artísticas e culturais abrilhantaram o evento. A coordenadora de projetos sócios educacionais da Semed, Valdinete Paes Silva, comenta que as atividades nas escolas iniciaram alguns dias antes. “Todas as escolas municipais estão envolvidas em projetos em que estudaram os países que participarão do Pan. E isso é importante para envolver os estudantes no do espírito de integração entre os povos”, disse.
O instante em que a tocha entrou no Parque foi carregado de muita emoção. A SecBanda ficou encarregada da trilha sonora. A multidão presente apaludia a chama olímpica e a sua portadora, a carateca Mariana Dantas. “É um momento inigualável na minha carreira. Talvez até maior do que se estivesse no Pan. Essa energia que povo está me passando é única”, falou em lágrimas a atleta, sete vezes campeã sergipana, cinco vezes campeã brasileira, vice-campeã Pan-Americana em 2001 e 2004, campeã sul-americana em 2006 e campeã mundial em 2002.
Cultura sergipana
A tocha passou por um corredor formado por uma quadrilha junina. A todo momento, a cultura sergipana foi celebrada. O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a importância da visibilidade que a cidade ganha com o revezamento da tocha. “Nunca Aracaju foi anfitriã de um evento como esse. Os olhos do mundo estão voltados para a capital do menor Estado da Federação e com certeza a chama olímpica irá deixar Sergipe muito mais quente”, afirmou o prefeito.
Depois da cerimônia a tocha deixou o Parque da Sementeira em direção à Passarela do Caranguejo, onde foi acesa a Pira Olímpica. No Parque, as manifestações continuaram ao som do ´São Gonçalo´, dança típica apresentada por um grupo da cidade de Laranjeiras.
Confira galeria de fotos do evento[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]