[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã de quarta-feira, 21, o auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) reuniu a sociedade civil, a comunidade acadêmica, gestores e as autoridades locais para acompanharem os resultados das pesquisas científicas fomentadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Durante o Seminário de Avaliação Final do Programa de Desenvolvimento e Interação de Pesquisa em Instituições Estaduais e do Programa de Produção, Divulgação e Transferência em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre os temas relacionados ao desenvolvimento da pesquisa no Estado.

Para o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB), João Eudes Lauriano de Oliveira, é de suma importância a realização de eventos como o Seminário. “Essa avaliação dos projetos de pesquisa representa a transferência dos resultados. Além disso, reflete como uma possibilidade de continuidade das pesquisas desenvolvidas”, destacou.

De acordo com o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, Sergipe cada vez mais avança no que se refere ao desenvolvimento das pesquisas científicas acompanhando a tendência do país. “Os recursos que a Fapitec junto à Sedetec conseguem obter, através do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec) são imprescindíveis para o desenvolvimento da área de C,T&I no Estado”, ressaltou ao destacar que as pesquisas também contam com recursos do Banco do Nordeste (BNB).

Durante o evento o pesquisador e doutor Antônio Martins de Oliveira Júnior apresentou os resultados do seu estudo, intitulado “Liofilização de mangaba para obtenção de novos produtos desidratados”. Segundo ele, o evento é importante, assim como as ações da Fapitec, que vão desde o planejamento, as reuniões com as câmaras setoriais, a elaboração e lisura do edital. “É necessário que exista uma ponte entre a academia e os centros de pesquisa para incrementar as ações de C,T&I, como é o caso do meu projeto com o ITPS. Com essa aproximação é possível viabilizar os resultados não só para o Instituto como também para as universidades”, confirmou o pesquisador. “O Instituto deve ter uma interação com as Instituições de Ensino Superior (IES). Esta parceria promove o desenvolvimento das pesquisas, além disso, os pesquisadores atuando no ITPS orientam de maneira adequada a utilização dos equipamentos”, verificou o presidente do ITPS, José do Patrocínio Hora Alves. Ele afirmou que as iniciativas da Fapitec são positivas no que se refere ao incremento das atividades realizadas no Instituto.

O presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, afirma que a sociedade e a comunidade científica devem ter conhecimento dos resultados das pesquisas. Para ele, o evento também representa uma prestação de contas dos recursos que são repassados para o desenvolvimento dos estudos. “O Seminário é uma excelente oportunidade também para promover a troca de conhecimentos entre os participantes”, confirmou José Ricardo de Santana.

Para a jornalista, doutora e pesquisadora da área da comunicação, Maria Beatriz Colucci, que coordena o projeto de pesquisa intitulado “Ciência na Mídia: a construção imagética dos conteúdos jornalísticos e a divulgação de ciência e tecnologia na mídia sergipana” ter um projeto aprovado no edital da Fapitec foi gratificante, pois foi possível perceber o amadurecimento da equipe, já que a pesquisa promoveu a qualificação dos profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho e que seguiram os passos da carreira acadêmica. “Além da criação de uma Revista – Ciência na Mídia – a pesquisa teve como fruto a apresentação de artigos e resumos em eventos científicos nacionais e internacionais”, observou a pesquisadora.

No Seminário foram avaliados os resultados dos projetos de pesquisas fomentados por meio do Edital do Programa de Desenvolvimento e Interação de Pesquisa em Instituições Estaduais – destinado ao desenvolvimento de pesquisas para atender as demandas do ITPS – e do Edital do Programa de Produção, Divulgação e Transferência em C,T&I, que visa estimular e apoiar a produção e divulgação na área de comunicação em C,T&I, com o propósito de  disseminar e democratizar a informação e o conhecimento sobre a pesquisa científica e tecnológica, assim como suas implicações no cotidiano dos cidadãos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.