[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de Aracaju, o prefeito Marcelo Déda tem mostrado sua preocupação com a situação das crianças na capital. Uma das principais políticas de seu governo é fazer com que todas as secretarias do município desenvolvam projetos especificamente ligados ao público infantil dentro de sua área de atuação.
A Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização – também tem feito a sua parte. Até agora já foram construídas e reformadas 13 praças na capital, todas com área destinada à diversão de crianças e adolescentes, o que representa um investimento de aproximadamente R$1,2 milhão. “A contribuição da Emurb é a construção de áreas de lazer nas praças da cidade”, afirmou o presidente da empresa, Antônio Sérgio Ferrari Vargas. Quadras esportivas, campos de futebol e parques infantis com gangorra, escorregador e outros brinquedos são as atrações das novas praças.
Antes da inauguração da praça da rua Reis Lima, no bairro Industrial, não havia um espaço adequado para que as crianças pudessem brincar com higiene e segurança. O local era coberto por mato e servia apenas como depósito de lixo e restos de material de construção, o que contribuía para a proliferação de ratos e insetos. “Antes era tudo mato. Tinha rato e mosquito, não tinha quem aguentasse aqui. Era ruim demais”, garantiu a senhora Regina de Sousa dos Santos, de 70 anos e residente no bairro há 20. “Eu tenho 10 netos e agora eles brincam sem medo de pegar doenças”, completou.
No bairro Orlando Dantas, a construção de um parque e um campo de futebol na Praça Major Honorino pela Prefeitura Municipal, através da Emurb e Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento – também foi aprovada pelos moradores. “Antes era tudo parado. Ficou melhor porque agora as crianças podem brincar sem precisar ficar o tempo todo dentro de casa”, explicou Jennifer Loise Menezes Couto, de 13 anos. O irmão dela, Jonhnnatan, de 14 anos, completou dizendo que ele e o caçula André, de apenas três anos, costumam brincar no campo e no parque. “Eu sempre trago meu irmãozinho aqui. Eu tô gostando muito do campo de futebol também”.
Antes de ser instalada uma quadra de esportes na praça do bairro Jardim Esperança, os moradores sofriam constantes prejuízos causados pelas bolas que atingiam as casas, quebrando vidros e telhas. Com a reforma promovida pela prefeitura, acidentes como aqueles já não acontecem mais. A população também contribui com a conservação do parque. “Eu já reclamei com alguns meninos aqui para que eles não quebrem os brinquedos. Isso aqui é público e a gente tem que conservar”, afirmou o senhor Augusto Alves da Silva, 58 anos, morador do bairro há 30 e avô de quatro crianças.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.