[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Feira das Américas e do 39º Congresso dos Agentes de Viagens (Abav) foi bastante movimentado no Rio de Janeiro e gerou muitos negócios. Centenas de pessoas visitaram o estande de Sergipe, que está todo ambientado com os principais destinos turísticos do Estado. A participação de Sergipe em grandes feiras e eventos se deve ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), pelo plano de marketing, que tem objetivo de levar e divulgar o destino Sergipe para todo o país.

Este ano a Setur deu um destaque especial ao roteiro verão, praia e sol, com ênfase nas praias do litoral Sul e da própria Aracaju. Além disso, foi divulgada também as festividades que acontecem no Estado durante o mês de janeiro, a exemplo do Projeto Verão e Pré-Caju, a maior prévia carnavalesca do Brasil. “O verão sergipano, sem dúvidas, é uma excelente opção para quem deseja passar as férias no Nordeste. Sergipe tem despontado como um dos principais destinos turísticos da região e aqui na Abav tivemos, mais uma vez, a oportunidade de divulgar cada vez mais o nosso destino”, disse o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Artesanato e Cultura

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) levou o brilho e a sonoridade da Orquestra Sanfônica de Aracaju (Orsa). Com 25 componentes, a Orsa levantou o público e deu um show com a música popular nordestina. “Com o patrocínio do Sebrae-SE, que viabilizou o transporte para a vinda da Orquestra à Abav, pudemos mostrar um pouco da nossa cultura ao público da Feira. Nesta edição do evento, a  Orsa se apresentou todos os dias”, contou Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.

Com o colorido e a beleza do São João nordestino, a prefeitura de Estância levou a tradicional quadrilha junina, com uma modelo caracterizada com um belíssimo vestido de quadrilha e a exposição do Barco de Fogo, tradição única do município. Já a Prefeitura Municipal de Laranjeiras destacou a o XXXVII Encontro Cultural de Laranjeiras, que vai ser realizado no período de 2 a 8 de janeiro. “Este é o maior encontro de cultura do país, onde nunca houve interrupções das edições. Durante o encontro, cerca 150 grupos folclóricos estarão reunidos, juntamente com uma extensa programação de arte, música e cinema. É evento que precisa entrar no calendário turístico nacional, porque movimenta a economia da cidade, já que cerca de três mil pessoas de fora, entre estudantes e pesquisadores, participam deste encontro. A Setur tem nos dado oportunidade para divulgarmos os nossos produtos, percebemos o interesse da secretaria em estreitar relações com as prefeituras para divulgarmos Sergipe”, disse Irineu Fontes, secretário de cultura de Laranjeiras.

O artesanato sergipano foi representado pela Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco. O sabonete, feito a base de leite de cabra, fez muito sucesso entre os agentes de viagens que passaram pelo estande de Sergipe. Outro destaque foi a promoção de outros pontos turísticos da região além do Cânion de Xingó, a exemplo do Vale dos Mestres, Rota do Cangaço e Fazenda Mundo Novo. “Na oportunidade, apresentamos nosso destino na Abav, que é uma vitrine. Este ano, percebi uma procura muito grande por parte dos agentes por Canindé. Ao lado do secretário Elber Batalha, participamos de reunião com o presidente da Embratur, Flávio Dino. Conseguimos alinhavar ações já para o próximo evento de turismo que Sergipe vai participar em Gramado ”, disse a secretária de Turismo de Canindé de São Francisco, Silvinha de Oliveira.

Trade turístico

Outro segmento que também esteve presente na Abav foi o da hotelaria sergipana. Os principais hotéis de Aracaju estiveram presentes na Abav-RJ. Segundo a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/SE), Kátia Pimentel, Sergipe tem uma média de ocupação hoteleira maior que a média nacional. “Estamos com a perspectiva de fecharmos mês de outubro com 70% de ocupação devido a grandes e importantes eventos que vêm sendo realizados em Sergipe. Apesar disso, precisamos de mais investimentos de empresários no ramo hoteleiro sergipano, que é um dos mais modernos do Nordeste. A atuação do Convention Bureau foi muito importante para a captação desses eventos”, disse, ressaltando também a parceria que existe entre o trade turístico e a Setur. “Existe uma grande parceria com o Estado desde o momento que a Setur e Emsetur abriu a oportunidade para dialogarmos e expormos nossos potenciais nesses eventos grandiosos. Estamos aqui com as maiores redes hoteleiras de Sergipe graças ao apoio que o governo vem dando ao trade turístico de sergipano”.

Além dos principais hotéis que operam em Sergipe (Hotel Pousada do Sol, Best Western Hotel da Costa, Parque dos Coqueiros, Aruanã Eco Resort, Aquarios Praia Hotel, Celi Hotel, Jatobá Praia Hotel, Aracaju Praia Hotel, Del Canto Hotel, Real Praia Hotel, Xingó Parque Hotel, Riverside Farol Hotel (D´Burgues), Radisson), também estiveram participando da Feira das Américas e do 39º Congresso dos Agentes de Viagens – ABAV a Nozes Tour, Nativa Tur, Top Tur e Viver Turismo, Aerotur, Turise e as entidades como Sebrae-Se, Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (Abbtur), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e Aracaju Convention & )Visitors Bureau (AC&VB).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.