Parceria Sefaz e Semarh desperta em jovens a cidadania fiscal e ambiental
O trabalho conjunto das Secretarias de Estado da Fazenda e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no programa Sergipe de Todos está despertando nos jovens estudantes a consciência para a cidadania fiscal e ampliando as perspectivas de formação do caráter do jovem quanto às responsabilidades sociais. A proposta integrada das duas secretarias foca as temáticas fiscal e ambiental, com atividades lúdico-recreativas que aproximam o interesse pelos temas.
Este trabalho conjunto acontece através da Gincana Socioambiental e Cultural, cujo tema é ‘Meio Ambiente de Todos’. De acordo com o gerente de Educação Fiscal da Sefaz, Antônio Fernando Silva Alves, o ‘Sergipe de Todos’ é uma oportunidade para promover ações multidisciplinares cujo foco seja o cidadão, ampliando as perspectivas de formação do caráter do jovem quanto às responsabilidades sociais e a integração com a Semarh para ampliar a visão de cidadania.
“Esta parceria se justifica pelo fato do tema educação fiscal ultrapassar os conceitos de tributo, arrecadação e aplicação dos recursos públicos. Educação Fiscal envolve também meio ambiente, dentro de um processo que busca o efetivo exercício da cidadania”, explica Fernando.
Na edição do ‘Sergipe de Todos’ em São Cristóvão, no mês passado, seis escolas participaram da gincana socioambiental e a tarefa referente à questão fiscal foi a coleta de notas fiscais do exercício de 2010. Os alunos foram instruídos através de palestra, sobre a função social dos tributos, onde foi enfatizada a importância do tributo na atividade financeira do Estado para manutenção das políticas públicas, e no caso mais específico, das políticas públicas de preservação e manutenção do meio ambiente. O resultado foi a coleta de aproximadamente 7.000 documentos fiscais. “Essa tarefa garantiu um aprendizado onde a teoria foi vivenciada através da prática”, disse Fernando.
A Gincana Socioambiental e Cultural, coordenada pela Semarh, tem como parceiros a OI Futuro, Secretaria de Estado da Educação e Empresa Sergipana de Turismo. São oito tarefas, das quais quatro apresentadas de maneira presencial, através de esquetes, músicas, grito de guerra e cartazes, no dia de realização do ‘Sergipe de Todos’ em cada município.
“Nossa atuação no ‘Sergipe de Todos’ abrange também o Concurso de Cartazes de Educação Fiscal e a Roda da Cidadania na programação. Com a gincana, estamos ampliando nossas ações por meio de um trabalho de destaque da Secretaria do Meio Ambiente que é a Gincana Socioambiental”, disse.
São Cristóvão e Nossa Senhora das Dores
No município de São Cristóvão, o Concurso de Cartazes premiou através do Banese alunos e professores de duas escolas municipais, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Cristóvão e Aracelis Rodrigues Correia, onde 483 alunos foram mobilizados com palestra, filme sobre impostos e produção de trabalhos manuais. Também para o público que visita os estandes, a Sefaz apresentou, no período da tarde, o jogo lúdico da Roda da Cidadania, que mobilizou mais de 300 pessoas na brincadeira.
Para o município de Nossa Senhora das Dores, a Secretaria da Fazenda já está desenvolvendo as atividades preparatórias junto a escolas do ensino fundamental. Ainda no estande, a Sefaz está integrando as atividades da Ouvidoria Fazendária, com o propósito de ampliar ainda mais a prestação de serviço à população.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Parceria Sefaz e Semarh desperta em jovens a cidadania fiscal e ambiental – Foto: Silvio Araujo/Sefaz