Parceria promoverá qualidade na Gestão Pública
Com a finalidade de capacitar a máquina pública para implementar, da melhor forma possível, as ações do Governo do Estado, reuniram-se nesta terça-feira, 15, representantes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC). Além dos órgãos do Estado, o encontro englobou representantes do Movimento Competitivo Sergipe (MCS) e da Coordenação do Gespublica em Sergipe.
Na reunião, que tratou de um Plano de Ações para 2008 na gestão pública estadual, foi apresentada a definição de um comitê gestor para gerenciar e coordenar ações estratégicas de modernização do governo, além da elaboração, por este comitê, de um Plano de Trabalho, que estabeleceria as ações e prazos do Programa.
Todo esse trabalho teria a participação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e da Gespublica, em conjunto com os demais órgãos do Estado, a fim de promover a Qualidade na Gestão Pública Estadual.
Para situar melhor os participantes da reunião, a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, falou sobre a forma como foi construído o Plano Estratégico do Estado. Segundo ela, foi a partir deste documento que os órgãos começaram a materializar suas ações.
"A coordenação da elaboração desse plano foi da Seplan, contando com a colaboração do MCS e do Gespública. Arrumar essa etapa que estamos vivendo agora, ainda em fase de aprendizado, é um desafio semelhante que vamos enfrentar", disse ela.
As palavras da secretária foram reforçadas pelo secretário-adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças. Ele destacou a importância de que as instituições do Estado estejam dispostas a implantar mudanças de forma voluntária. "A adesão voluntária dos órgãos é essencial para que possamos passar com sucesso pelas fases de preparação, implantação e monitoramento do Plano de Ações de 2008", afirmou.
O gerente executivo do MCS e um dos responsáveis por intermediar todo o trabalho, Marcel Fortes, falou sobre a proposta de a FNQ e o Gespublica trabalharem juntos, inclusive com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Fórum Qualidade, Produtividade e Competitividade (QPC) e o Gera Ação.
"A grande questão é buscar um modelo de gestão que possibilite também uma eficiente avaliação do Governo do Estado, para pormos em prática esse Plano de Ações da forma mais eficiente possível", falou.
Fases
Representando a FNQ, a coordenadora da Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência, Juliana Iten, falou das etapas de desenvolver competências internas dentro do Plano de Ações.
"A primeira fase é de capacitação, a segunda é criar grupos de gestores para identificar práticas e requisitos, a terceira etapa é da auto-avaliação e a quarta etapa de validação. Nesta etapa entra o externo. Logo depois, vem a orientação e preparação para a construção do plano de ação. Nesse sentido, a FNQ tem materiais e instrumentos que podem ser fornecidos gratuitamente, inclusive cursos", explicou.
O processo de avaliação da gestão pública de Sergipe pelos Critérios de Excelência seguirá um cronograma, que inclui treinamento de grupo de servidores públicos, acompanhamento da implantação dos planos e, finalmente, a difusão das melhores práticas por órgão.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Parceria promoverá qualidade na Gestão Pública – Foto: Lúcio Telles/Seplan