[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A integração entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem colaborado substancialmente para coibir o descarte indiscriminado de lixo e entulho em vários bairros da cidade. A parceria dos órgãos da Prefeitura de Aracaju é fundamental para que a população receba um serviço de qualidade e a SMTT tem sido muito importante no sentido de evitar a formação de lixeiras clandestinas.

Nesta semana, uma equipe de fiscalização da Emsurb flagrou dois caminhões que despejavam entulho em um terreno próximo à avenida Desembargador Maynard. Como não há possibilidade legal para que a Emsurb faça o auto de infração ao veículo causador, a SMTT é acionada para coibir a ação.

Para as pessoas que estejam realizando reformas ou construção, a orientação é para que solicite a remoção do entulho à Emsurb, pelo telefone 0800-284-1300, ou contrate o serviço às empresas especializadas neste tipo de trabalho. No caso dos carroceiros, a orientação é buscar informação na Emsurb, pelo telefone 3179-1686, sobre a localização da caixa coletora mais próxima. É importante que o responsável pela produção do resto de construção indique ao carroceiro onde o material deve ser descartado.

O descarte indiscriminado de entulho pode representar um risco para a população na medida em que estimula a criação de lixeiras clandestinas e o conseqüente aparecimento de agentes causadores de doenças, como ratos, baratas e escorpiões.

Em relação aos carroceiros, que muitas vezes são contratados pelos moradores desinformados para despejar o entulho em local inadequado, a Emsurb disponibilizou dois fiscais para circular pela cidade em busca dos pontos de lixo para conscientizá-los. Conforme as informações do coordenador de Entulho da Emsurb, José Reinaldo de Souza, a medida vem surtindo efeitos positivos. “Mas, mesmo com o trabalho de conscientização, os fiscais são obrigados a realizar apreensões de carroças e animais dos que insistem em sujar a cidade”, disse, acrescentando que outros fiscais permanecem em pontos fixos espalhados pela cidade com a função de impedir o descarte de lixo e entulho indiscriminado e também orientar a população e os carroceiros.

Além dos trabalhos de fiscalização, a Emsurb diariamente disponibiliza duas pás carregadeiras – com concha coletora de 2m3 -, oito caçambas – com capacidade de até 20 toneladas de entulho -, quatro fiscais e oito agentes de limpeza.

Nesta quarta-feira, dia 2, os bairros Índio Palentin, Suissa, Salgado Filho, Grageru, América e José Conrado de Araújo e os conjuntos Veneza, São Carlos e Dom Pedro integram o cronograma de recolhimento de entulhos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.