Parceria com HU vai permitir realizção de cirurgias bariátricas
Uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital Universitário (HU), ligado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), vai beneficiar cerca de 200 pessoas em Sergipe, quando for colocado em funcionamento o serviço de cirurgia bariátrica, de combate à obesidade mórbida. A medida está incluída na política de Saúde anunciada na última terça-feira, 22, pelo governador Marcelo Déda e o Secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.
"Esse tipo de procedimento vem auxiliar no tratamento da obesidade mórbida e muitas vezes resolve a situação do paciente, que pode regredir doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, o que resulta numa melhora da qualidade de vida", avalia Ângela Silva, diretora-geral do Hospital Universitário, que também participou da solenidade de lançamento do projeto de Saúde do Governo.
O Estado vai ceder profissionais especializados e equipamentos para o HU, onde serão realizadas as cirurgias. Esta parceria também vai viabilizar os serviços de pneumologia e infectologia do Hospital Universitário. O Governo vai, ainda, custear a realização de exames de média e alta complexidade de pacientes internados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) com mais de R$ 48 mil anuais e o pagamento de oito bolsas de residência médica, num valor que ultrapassa os R$ 180 mil por ano.
Para a diretora-geral do HU, Ângela Silva, o contrato celebrado com o governo do Estado tem significado especial para aquela unidade hospitalar da UFS. "A assinatura desse convênio tem uma importância muito grande para o HU, pois vai contribuir para formação de recursos humanos em Sergipe", ressaltou.
Além disso, explica a diretora do HU, o convênio vai permitir ao Estado economizar com a realização de exames de média e alta complexidade naquela instituição. "Para nós é interessante, porque assegura qualidade aos resultados dos exames e, com isso, ganham a Universidade e o Estado. Na rede pública, esses exames (imunologia e hormônios) somente serão feitos no HU", explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]