[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) possui finalidades sociais e tem realizado parcerias onde o interesse público se faz presente. Assim, através do programa próprio de incentivo e lastreado em seu Estatuto tem viabilizado a parceria com artistas plásticos em que são confeccionados cartazes, folders ou catálogos e em contrapartida, além do caráter de patrocínio, a Segrase acaba de receber a título de doação dois quadros dos consagrados artistas plásticos sergipanos Adauto Machado e Vicente Coda. Desta forma, estas obras de arte serão agregadas ao patrimônio da empresa.

É importante destacar que o patrimônio de um órgão é de extrema importância, pois através dele é possível avaliar a dimensão da instituição e aferir valores associados a cada bem. São considerados patrimônios de uma empresa suas instalações, mobiliários e equipamentos, por exemplo. Para que todo o patrimônio do órgão seja relacionado é preciso que receba uma placa de identificação constando o número de registro. Na Segrase esse tipo de identificação é feito pelo servidor Carlos Roberto dos Santos. “Depois que fazemos a identificação individual, cada bem é incluso em uma relação para controle interno e ao final de cada ano é feito um balanço geral do que existe”, explica.

O quadro doado por Adauto Machado, intitulado “Carro de bois”, apresenta a dimensão de 1,00 X 2,20 cm, criado em 2010 através da técnica de óleo sobre tela. Segundo ele, o motivo da doação foi em retribuição à oportunidade que a Segrase concedeu ao estabelecer uma parceria junto ao artista que solicitou a confecção de catálogos para uma exposição. “É importante manter essas parcerias envolvendo artistas e instituições porque funciona muito bem por ser uma via de mão dupla, apesar de poucas instituições terem essa sensibilidade com o meio artístico e valorizar esse tipo de parceria que é de suma importância para o artista, porque estimula e motiva o criador”, enfatiza Adauto.

O artista plástico Vicente Coda doou o quadro “Liberdade em azul”, que apresenta a dimensão 1,10 X 0,80cm, produzido no ano 2009, através da técnica acrílica sobre tela. Ele fez a doação de uma de suas obras à Segrase por acreditar ser de extrema importância difundir a sua arte que será exposta em uma instituição pública, como a Segrase. “A minha história está impressa na obra e que é uma página de minha vida que está ali retratada. Acredito que a minha doação tem grande representatividade devido a possibilidade de poder mostrar o meu trabalho”, disse.

Com a aquisição destas duas obras de arte o diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva, expressou a sua intenção de criar uma pinacoteca do órgão, onde ficarão expostas todas as obras de arte fruto de parcerias com a empresa. “Na parceria que realizamos com os artistas plásticos há um ponto significativo de parte a parte. O artista tem o incentivo através da impressão de folders, cartazes ou catálogos e a Segrase além de ampliar o seu papel social como empresa pública que é, agrega obras de arte que recebemos como doação e que passam a ser incorporadas ao patrimônio do povo sergipano, na medida em que estamos constituindo a nossa pinacoteca. É nosso objetivo lançar edital para regulamentar estes patrocínios e a consequente agregação de obras de arte, que inclusive, integrarão o nosso catálogo”, salientou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.