[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cinco alunos da rede municipal de ensino vão participar do II Campeonato Brasileiro Escolar Paraolímpico, que acontece em Brasília, de amanhã, sábado, até o próximo dia 26. Os cinco jovens conseguiram a classificação para o campeonato se destacando nos Jogos da Primavera 2007, nas modalidades de atletismo e natação adaptados. A delegação embarca para a capital federal amanhã, dia 20, e retorna no dia 26.

O para-atleta Danilo Silva Serrano, 13 anos, que pratica atletismo, é aluno Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP), unidade da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A para-atleta Dayane da Silva Correia, 12 anos, também pratica atletismo e é aluna do CAP; o jovem Ítalo Almeida dos Santos, 12 anos, pratica natação e está no Cap. Já Yuri Anjos dos Santos, 11 anos, pratica natação e está matriculado regularmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major João Teles Menezes. A para-atleta Nívia Maria dos Santos, 16 anos, que foi um dos destaques da natação, é aluna da Emef. Professora Maria Thétis Nunes.

Esses jovens estarão participando pela primeira vez de uma competição nacional e as professoras já podem notar mudanças em seus comportamentos. “A participação nessa competição está mexendo muito com a auto-estima deles, que estão mais felizes e empolgados, porque será a primeira viagem para outro Estado e a primeira viagem de avião. Tudo isso mexe muito com a vida deles”, disse a professora de Educação Física da rede municipal, Rosa Maria Moura de Azevedo Souza, uma das quatro docentes que estarão acompanhando os garotos.

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) estará custeando todas as despesas com passagens dos para-atletas e das professoras que irão acompanhá-los. “Sem o apoio da Semed, essa viagem seria inviável. O apoio da Secretaria é importantíssimo para a formação desses alunos. A sociabilização através do esporte é algo muito importante, por isso, esse apoio é primordial”, falou a professora Meryane Almeida Lima.

“Todos os pais estão com o coração na mão, muito ansiosos e emocionados, pois enxeragam nessa viagem uma outra oportunidade para seus filhos, um outro caminho, por isso dão muito valor a essa competição”, declarou Rosa Maria Moura. Para as professoras que irão acompanhar os atletas na viagem, a chance de levar os para-atletas para uma competição nacional é algo de extrema importância.

“Ao termos a oportunidade de levar esses para-atletas para essa competição, também estamos vendo ser realizado um sonho. Estamos trabalhando a inclusão social através do esporte e conquistar novos horizontes para esses jovens acaba sendo prazeroso para nós também. Eles disputarão a competição em locais apropriados e poderão conhecer a fundo o esporte”, comentou a professora Lívia Viana de Mendonça.

Os para-atletas Danilo Silva e Dayane da Silva possuem deficiência visual e vão competir na modalidade atletismo adaptado; o jovem Ítalo Almeida dos Santos também possui deficiência visual e vai competir na natação adaptada. Já os jovens Yuri Anjos dos Santos e Nívia Maria são portadores de deficiência mental e vão participar das competições de natação adaptada. A expectativa das professoras é pela boa participação dos para-atletas sergipanos. “Vamos em busca de bons resultados”, ressaltou a professora Rosa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.