PAR de Aracaju é campeão nacional em número de unidades habitacionais entregues
Segundo dados da própria Caixa Econômica, esta é uma vantagem comparativa muito grande quando se avalia o resultado em outras capitais. Efetuando-se uma análise dos números do programa em todo o país, verifica-se que em grandes cidades como São Paulo/SP, que ocupa o segundo lugar, o PAR já entregou cerca de 20 mil unidades para uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes.
“Esses resultados devem-se à qualidade dos empreendimentos que realizamos aqui, a seriedade de como o programa é gerenciado e, sobretudo, ao compromisso social que permeia as ações da administração municipal em parceria com o órgão executor da política habitacional do governo federal que é a Caixa Econômica”, destaca o presidente da Fundação Municipal do Trabalho, órgão responsável pela logística na triagem do programa, Edson Freire Caetano.
Segundo o presidente, os resultados superam as expectativas projetadas no início do programa. “Sabíamos que enfrentaríamos um grande desafio ao implementar uma política habitacional na esfera municipal. Mas, graças à competência dos técnicos, da CEF e da Fundat, que dimensionaram e executaram o programa, além do empenho do prefeito Marcelo Déda em enfrentar esse novo desafio, chegamos a resultados como esses que orgulham a todos nós”, revela Caetano.
BENEFÍCIOS SOCIAIS
Além do incalculável valor que uma unidade habitacional representa para uma família que, na maioria dos casos, morava pagando aluguel, o PAR ainda incorpora outros enormes benefícios graças aos investimentos realizados. Ao todo, levando-se em conta os 38 empreendimentos que serão entregues até março de 2006, em valores já contratados, foram investidos R$ 124 milhões no programa. Isto possibilitou a geração de 9.100 empregos diretos através de todas as construtoras e empresas envolvidas no programa.
“Graças a uma parceria que efetuamos com as construtoras, conseguimos inserir no mercado de trabalho o próprio pessoal oriundo dos nossos cursos de capacitação, gerando um benefício social inimaginável para milhares de famílias”, completou o presidente.
Outro aspecto favorável oriundo do PAR é que 98% das construtoras contratadas para construir as casas e apartamentos são empresas genuinamente sergipanas, que participaram e venceram os processos licitatórios que são de abrangência nacional.
VIABILIDADE
Um dos “segredos” para o sucesso do programa é a somação de esforços para garantir eficiência e a conseqüente viabilidade do programa. Além do moderno modelo de gestão adotado em todo o processo, a prefeitura dá sua contribuição decisiva ao isentar os empreendimentos de vários tributos municipais para baixar ao máximo possível o custo de cada unidade habitacional. Isto faz com que o respectivo valor das prestações fique num valor acessível para garantir o nível baixo de inadimplência que assegura a continuidade do programa.
“Devido a esse gerenciamento e empenho de todos os envolvidos, nós já asseguramos as condições para contratar novos empreendimentos que continuarão realizando o sonho de diversas famílias em 2006 e 2007”, revelou Edson Caetano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PAR de Aracaju é campeão nacional em número de unidades habitacionais entregues – Fotos: Márcio Garcez