Panfletagem, caminhada e queima simbólica de maços de cigarros marcam Dia Mundial Sem Tabaco
O evento foi organizado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária do Município (Covisa), da gerência de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), e da Vigilância Epidemiológica Estadual, além do Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE), da Unimed/Sergipe, por intermédio do Circuito de Integração Grupal Antitabagismo (Cigat). Comemorado no dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco de 2007 traz como tema “Ambiente Livre de Fumo é Direito de Todos”.
“A presença dos alunos é muito importante, pois o vício de fumar começa quando a pessoa ainda é jovem. O envolvimento dos adolescentes é fundamental para que possamos combater este hábito, conscientizando os mais novos e fazendo com que eles evitem os primeiros cigarros”, comentou a coordenadora do Programa Saúde do Adulto da SMS, Tereza Nogueira.
O coordenador do SEMPRE, José Carlos Santana, avaliou como positiva a união das secretarias e da cooperativa médica na campanha. “É unindo forças que a gente consegue mobilizar a sociedade civil, a imprensa e as entidades que, de fato, estão comprometidas com a promoção da saúde. Quando isso envolve alunos de escolas, torna-se mais importante ainda, já que 90% dos fumantes começam a fumar na adolescência”, destacou.
Já a coordenadora do SEMPRE, Rosimeire Costa Carvalho, disse que este tipo de parceria é nova e serve de modelo para que outros programas semelhantes sejam desenvolvidos. “Este é o segundo ano que realizamos este evento, mas, desta vez, com uma mobilização maior. Ao ampliar o número de pessoas na campanha, nós fizemos questão de envolver os adolescentes, já que o tabagismo está cada vez mais abrangendo este público, que não pode ficar de fora”, disse.
Panfletagem
Na manhã de ontem, quinta-feira, as equipe das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Covisa fizeram panfletagem com carro de som na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju. À noite, fechando a programação da campanha, a panfletagem foi realizada na Passarela do Caranguejo, na Orla da Praia de Atalaia, zona sul de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]