[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na tarde de ontem, 23, a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – iniciou o replantio de uma palmeira na orlinha do bairro Industrial. A árvore, uma Palmeira-Leque Indiana, com quase dez metros de altura, estava situada em um ponto onde a avenida General Calazans será pavimentada, prejudicando o andamento das obras.
No intuito de preservar a palmeira, que tem mais de 30 anos no local, a Emsurb procurou efetuar o replantio em um local onde não só seja preservada, como também possa ornamentar a paisagem. “Outra preocupação é a de mantê-la na orlinha, local onde foi plantada inicialmente, e assim compor o ambiente original, integrando-a ao projeto paisagístico da orlinha”, explicou o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento.
Para efetuar o replantio, segundo o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, o engenheiro agrônomo Francisco Ney Maia, foi necessária a utilização de uma escavadeira e de uma retroescavadeira. Uma escavação foi iniciada em torno da raiz da palmeira, para que se preservasse totalmente o sistema radicular da árvore. No tombamento, foi utilizado um cabo de aço com o objetivo de evitar danos à copa. “No local onde será replantada a Palmeira-Leque Indiana foi feita outra escavação, de 2,50m de diâmetro por 2m de profundidade, para que tenha condições de refazer todo o sistema de sustentação e enraizamento”, explicou o engenheiro agrônomo.
O replantio foi concluído na manhã desta quinta, 24, e o local fica a pouco mais de 30 metros de onde foi retirada. Como os trabalhos iniciaram por volta das 16h30, a pouca luminosidade impediu a conclusão no mesmo dia. De acordo com Osvaldo Nascimento, o replantio garante a preservação de uma árvore que há muitos anos faz parte do cenário local, além se constituir numa espécie de palmeira pouco encontrada na capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.