[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Informação e prevenção. Esta foi a tônica do evento realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. Em homenagem a data, pacientes e funcionários da unidade de saúde assistiram a duas palestras. Uma sobre “Aids na Mulher”, com o médico sanitarista e gerente do Programa Estadual de Vigilância em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) de Sergipe, Almir Santana, e “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Míriam Duarte.

Na primeira palestra, o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, fez um breve histórico da incidência em Sergipe. Segundo ele, desde 1987 – quando aconteceu o registro da primeira ocorrência da doença -, já foram confirmados 2.550 casos de Aids no Estado, dos quais 83 em crianças e 2.467 em adultos. O médico disse ser necessária uma atenção especial ao número de mulheres soropositivas, que hoje já chega a 814, enquanto os homens respondem por 1.629 dos casos. Proporcionalmente, existe hoje mulher infectada pelo vírus HIV para cada dois homens, enquanto até pouco tempo essa incidência era de 16 homens para cada mulher soropositiva.

Para o médico sanitarista, o número elevado de crianças infectadas revela a ausência de um acompanhamento com pré-natal adequado. “A grande arma que temos contra a Aids é a informação. Esta palestra aqui na MNSL é importante para informar a pacientes e funcionários sobre a necessidade da prevenção. É preciso também que todos fiquem sabendo do crescimento do número de casos entre as mulheres, sobretudo nas casadas”, explicou Almir Santana. E acrescentou: “Os profissionais da saúde devem estar atentos para o diagnóstico precoce e sobre a importância do pré-natal para as gestantes, pois com um pré-natal bem feito, evita-se a transmissão da doença para o bebê”.

Internada na Ala Azul da maternidade, Sidclay dos Santos aproveitou a palestra para tirar suas dúvidas a respeito dos temas abordados. “Gostei muito da palestra, pois aprendi coisas que não sabia. A camisinha feminina, por exemplo, já tinha visto, mas nunca tinha usado. Achei interessante quando o médico mostrou como se usa”, afirmou a dona-de-casa.

Alimentação Saudável

Pacientes e funcionários da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes também aprender um pouco mais sobre hábitos alimentares mais adequados. Eles assistiram a palestra sobre ‘Alimentação Saudável’, ministrada pela nutricionista da MNSL, Miriam Duarte. Na ocasião, ela lembrou da importância de conscientizar os funcionários e pacientes sobre os valores nutricionais dos alimentos. “Foi uma bela oportunidade para orientar a todos sobre o quanto a alimentação saudável é importante para saúde”, frisou.

A superintendente da MNSL, Carline Rabelo, aproveitou a palestra da nutricionista para lembrar que uma alimentação saudável se inicia a partir da orientação da mãe na conscientização em relação ao alimento dado ao seu bebê. “A mãe exerce um papel fundamental nessa ação. Será ela a responsável por repassar os melhores hábitos desde os primeiros dias ao seu filho”, ressaltou. Para encerrar a comemoração do Dia Mundial da Saúde, foi servido no início da noite uma salada de frutas aos presentes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.