Pais e responsáveis têm até final do mês para vacinar crianças contra pólio
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, cujo dia de mobilização foi realizado no último sábado, 12, alcançou em Sergipe, até a manhã desta sexta-feira, 18, 124 mil crianças menores de cinco anos. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos à unidade básica de saúde têm até 30 de junho para fazê-lo.
Balanço parcial do Ministério da Saúde aponta que mais de 11 milhões de crianças no Brasil foram vacinadas. Desde 1989, o país não registra casos de Poliomielite. Sergipe segue a mesma tendência e há 21 anos mantém esse cenário. A meta no Estado é chegar a 185.823 mil crianças, o que corresponde a 95% da população infantil menor de cinco anos.
A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, ressalta que o papel dos familiares é fundamental para que Sergipe mantenha esse histórico positivo. “A vacinação nesta primeira etapa atingiu, até agora, 63% do público-alvo. Temos até o final do mês para chegar aos 95% e a colaboração dos pais ou responsáveis é fundamental”, ressaltou a gerente.
Gripe H1N1
As unidades básicas de saúde de todo o estado também estão imunizando os pequenos com idade entre dois e cinco anos contra a gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Este foi o último grupo incluído na estratégia de vacinação do Ministério da Saúde.
Em todo território sergipano, quase 800 mil pessoas, de todos os grupos prioritários, foram vacinadas contra o vírus. Para o grupo das crianças, a imunização ocorre em duas etapas. Vinte e um dias após a primeira aplicação de meia dose, as crianças devem retornar às unidades de saúde para receber a segunda meia dose.
Na última quinta-feira, 17, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou os resultados de toda campanha e agradeceu a todos gestores, coordenadores, vacinadores, vigilantes da saúde, comunicadores, colaboradores e trabalhadores do SUS por mais esta conquista.
O país conseguiu alcançar 88% da população alvo, ou seja, já são 81,4 milhões de brasileiros vacinados, o que coloca o nome do Programa Nacional de Imunização (PNI), do SUS e do Brasil na história mundial da saúde pública. Com isso, espera-se causar um impacto na redução de casos graves e mortes por influenza pandêmica e na proteção das pessoas mais vulneráveis.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pais e responsáveis têm até final do mês para vacinar crianças contra pólio – Foto: Márcio Garcez/SES